Home
News
Veja fotos de papiro preservado do Livro dos Mortos do Egito Antigo
News

Veja fotos de papiro preservado do Livro dos Mortos do Egito Antigo

publisherLogo
Aventuras Na História
23/02/2023 18h54
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um papiro de 15 metros do “Livro dos Mortos” do Egito Antigo foi encontrado em janeiro de 2023. Foi o primeiro papiro em 100 anos a conter o “Livro dos Mortos” completo, que conta com ilustrações e textos mostrando cenas do mundo dos deuses e do pós-vida. O documento tem mais de 2000 mil anos.

Agora, mais de um mês depois do primeiro anúncio da descoberta, o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito disponibilizou pelo Facebook muitas fotos do artefato, que foi encontrado em um caixão em túmulo próximo à pirâmide de degraus de Djoser.

Papiro desenrolado, sendo analisado por especialista - Divulgação/Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito

 

Livro dos Mortos

Na época em que foi escrito, o “Livro dos Mortos” não tinha esse nome. Essa expressão é uma formulação moderna, então o documento não era chamado dessa maneira quando foi enterrado junto do morto que foi sepultado ao sul da pirâmide de Djoser. O “Livro dos Mortos” conta com textos que ajudariam aquele que foi enterrado com eles a se guiar pelo submundo e pela vida após a morte.

O texto do “Livro dos Mortos” era escrito em hierático, um tipo de escrita derivado dos hieróglifos. Esse documento foi escrito em tinta preta e vermelha.

Foto do papiro exposto no Museu Egípico, no Cairo. É possível perceber os detalhes de diferentes cores de tinta utilizadas - Divulgação/Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito

 

Descoberta do papiro

Encontrado na tumba de um homem chamado Ahmose, o papiro do “Livro dos Mortos” de 15 metros tem o nome do proprietário sendo mencionado no documento aproximadamente 260 vezes. Ele viveu cerca de 300 anos antes de Cristo.

Um time de arqueólogos e pesquisadores realizou um intenso trabalho de conservação para que o papiro pudesse ser desenrolado, sem afetar o documento original.

O papiro foi encontrado enrolado dessa maneira, então os arqueólogos precisaram tomar cuidados especiais para preservar o artefato - Divulgação/Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também