Downton Abbey: roteiros inspirados pela estreia do novo filme
33giga
Com sua estética sofisticada, tramas envolventes e cenários deslumbrantes, Downton Abbey conquistou o mundo e se tornou um ícone da cultura britânica. O lançamento global do novo filme, Downton Abbey: O Grande Final, é um convite para vivenciar de perto a atmosfera aristocrática, romântica e encantadora retratada na produção.
De Londres à Escócia, passando pelo interior da Inglaterra e pelo País de Gales, é possível traçar um roteiro de viagem que recria o universo de Downton Abbey em locações históricas, jardins exuberantes e paisagens únicas. Aproveite também para conhecer outros cenários de séries e filmes britânicos de época, como Orgulho e Preconceito, Bridgerton e The Crown, e atrações com um toque de realeza.
Londres
A capital britânica oferece museus icônicos, palácios reais e casas históricas em meio à modernidade e inovação. Há muitas atrações para quem quer se sentir em um episódio de Downton Abbey. Confira alguns dos destaques:
- Old Royal Naval College – A arquitetura barroca dessa joia, próxima a Greenwich, já foi pano de fundo para diversas produções de cinema e TV. O belíssimo Painted Hall já foi chamado de Capela Sistina da Inglaterra, e o local está imerso em em 500 anos de história naval e monárquica. Não perca o novo tour cinematográfico do local, que revela bastidores de grandes produções como Bridgerton, Les Misérables e Piratas do Caribe.
- Hampton Court Palace – A antiga residência real dos Tudor fica à beira do rio e deslumbra com uma ala barroca, jardins exuberantes, pátios e o labirinto vivo mais antigo da Grã-Bretanha. O palácio conta ainda com cozinha real, salões de baile e eventos sazonais que recriam a vida da corte.
- Kew Gardens – Antigo refúgio dos botânicos da realeza, o Jardim Botânico Real, Kew Gardens, que hoje é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, é um paraíso de flores raras e estufas imponentes. Quem visita pode percorrer os mesmos caminhos trilhados pela Rainha Charlotte, esposa do Rei George III e patrona das artes e das ciências. É possível explorar a Palm House (onde a engenharia vitoriana encontra a exuberância da selva tropical) ou subir à Treetop Walkway para apreciar vistas panorâmicas. Exposições sazonais e o encantador Kew at Christmas fazem do local um destino imperdível durante o ano inteiro.
- Exposição ‘Dress Codes’ no Palácio de Kensington – Moda não é apenas tecido: é poder, identidade e expressão. Disponível até novembro deste ano, a exposição Dress Codes, no Palácio de Kensington, mergulha na moda da realeza e seus significados.
Sudeste da Inglaterra
O Sudeste da Inglaterra abriga cidades históricas, castelos majestosos e palácios – incluindo o castelo que representa Downton Abbey. Aqui, é possível explorar propriedades que evocam o luxo e o charme da aristocracia inglesa, uma oportunidade única de viver a experiência do novo filme e se conectar com a rica história e a paisagem cinematográfica dessa região inglesa que pode ser facilmente acessada a partir de Londres.
- Highclere Castle, Newbury, Hampshire – Podendo ser chamado de "Downton Abbey da vida real", o Highclere Castle é parada obrigatória para os fãs da franquia. Esta propriedade é uma joia arquitetônica do século 19, residência da família Carnarvon. Com mais de 300 cômodos e salões imponentes, o castelo abre as portas ao público, permitindo que visitantes explorem a biblioteca, as salas de recepção e os extensos jardins que simbolizam a essência da aristocracia britânica.
- Waddesdon Manor, Aylesbury, Buckinghamshire – O vilarejo medieval de Bampton serviu de cenário para as cenas da vila em Downton Abbey, incluindo a igreja e o hospital. As ruas de pedra e construções preservadas convidam o viajante a uma imersão na vida do interior da Inglaterra do início do século 20.
- Knebworth House, Stevenage, Hertfordshire – O estilo gótico vitoriano se mescla com o rock'n'roll em Knebworth House, cenário de gravações de The Crown e palco que já recebeu de visitas da Rainha Vitória a shows da banda Queen. A casa, os jardins e o parque ficam abertos em datas específicas ao longo do ano.
- Blenheim Palace, Oxfordshire – Outro Patrimônio Mundial da UNESCO na lista, o Blenheim Palace foi construído como um presente para o 1º Duque de Marlborough e também é o local de nascimento de Winston Churchill. Em Queen Charlotte: A Bridgerton Story, seu esplendor barroco transformou-se em cenário real. A pouco mais de uma hora de Londres, é um refúgio sereno no qual seus visitantes podem caminhar nos passos da realeza.
Sudoeste da Inglaterra
Por aqui, o charme se revela em paisagens rurais, castelos à beira-mar e vilarejos tradicionais, oferecendo uma experiência autêntica da Inglaterra campestre que marcou a narrativa da série Downton Abbey.
- Wilton House, Salisbury, Wiltshire – Essa mansão senhorial do século 17 é a verdadeira sede dos Condes de Pembroke e já brilhou em diversas produções, mas nada supera conhecê-la pessoalmente. Encante-se com o Double Cube Room, com seus tetos imponentes e retratos de Anthony van Dyck. A uma curta distância de Salisbury – e pertinho de Stonehenge –, os visitantes podem percorrer os suntuosos salões, caminhar por 9 acres de parque à beira do rio ou participar de eventos sazonais.
- Stourhead Garden, Warminster – Este jardim paisagístico conservado pelo National Trust foi o cenário romântico das cenas entre Mr. Darcy e Miss Bennett na adaptação de 2005 de Orgulho e Preconceito. Além do destaque cinematográfico, os visitantes se encantam com um lago reluzente, grutas e vistas cênicas. Localizado próximo a Warminster, é um destino ideal para um passeio romântico a partir de Bath ou Salisbury. Não deixe de admirar a mansão com interiores em estilo regencial e percorrer trilhas e bosques.
- The Jane Austen Centre, Bath – Mergulhe no universo dos chapéus e fofocas dos salões. O Jane Austen Centre, em Bath, próximo à casa da autora, traz sua vida e obra para os holofotes. Guias vestidos a caráter conduzem os visitantes por uma casa senhorial repleta de moda regencial, figuras em cera e escrivaninhas. É possível experimentar chapéus ou espartilhos, saborear um chá temático na Regency Tea Room, e levar lembranças literárias da loja. Em 2025, o espaço também celebra o 250º aniversário do nascimento da autora com uma agenda repleta de eventos.
- Roman Baths and Pump Room, Bath – O casamento perfeito entre história e alta sociedade acontece aqui. As termas romanas oferecem um vislumbre da cultura de spa na Grã-Bretanha antiga. Depois do passeio, tome um chá no elegante Pump Room Restaurant, antigo ponto social da elite georgiana. Os convidados podem degustar águas minerais, saborear um tradicional chá da tarde completo ou ainda desfrutar de apresentações de música clássica sob os lustres.
Norte da Inglaterra
Entre paisagens dramáticas e patrimônios culturais preservados, a região revela o charme e a grandiosidade da Inglaterra aristocrática explorada em Downton Abbey.
- Castle Howard, York – Aqui há mais um laço importante para os fãs de Downton Abbey, já que a série retrata a aristocracia no condado de Yorkshire. É neste mesmo condado que reside o Castle Howard, um dos palácios barrocos mais imponentes da Inglaterra. Com mais de 300 anos de história aristocrática, jardins deslumbrantes, pavilhões, templos e interiores dramáticos, os visitantes podem se encantar com a imponente cúpula do Great Hall, passear por bosques pontuados de esculturas ou participar do Filming Locations Guided Tour, que revela bastidores de filmagens. O castelo também recebe eventos sazonais, como exposições de carros clássicos. Para aproveitar a atmosfera ao máximo, é possível se hospedar em um dos chalés da propriedade, ideal para um refúgio romântica com um toque real.
- Alnwick Castle, Northumberland – Um castelo que protagonizou tramas inesquecíveis de Downton Abbey como o Brancaster Castle e também se transformou em Hogwarts? Sim, ele existe e sabe bem como roubar a cena. O Alnwick Castle é dos maiores castelos habitados da Grã-Bretanha e lar da família do Duque de Northumberland há mais de 700 anos. Durante o dia, os visitantes podem praticar arco e flecha, observar falcões medievais ou passear pelos jardins apaixonantes. No verão, o castelo recebe torneios medievais de jousting e até aulas de voo de vassoura (sim, de verdade). Localizado próximo à costa de Northumberland, Alnwick fica a apenas duas horas de trem de Edimburgo ou York.
- Lyme Park, Cheshire – Na maior propriedade de Cheshire, os fãs de Jane Austen podem reviver o momento romântico em que Mr. Darcy conheceu Elizabeth Bennet em Orgulho e Preconceito. Situada nas encostas do Parque Nacional de Peak District e perto de Manchester, esta propriedade do National Trust combina arquitetura elisabetana com refinamento do século 18. Os visitantes podem explorar a biblioteca, o grande salão e o suntuoso Drawing Room — e depois fazer um piquenique nos mesmos caminhos por onde Elizabeth Bennett caminhou.
Escócia
A Escócia é famosa por seus castelos medievais, vilarejos charmosos e paisagens naturais impressionantes, como as Highlands e lagos que parecem saídos de um filme – e muitas delas são.
- Ardverikie Estate, Highlands – Montanhas imponentes, lagos (ou melhor, lochs) de águas cristalinas e uma mansão que pode ser vista em The Crown nas cenas de Balmoral. Ardverikie é uma propriedade do século 19 situada próxima ao Loch Laggan, nas Highlands escocesas. Mesmo sendo uma propriedade privada, é um destino perfeito para estadias aconchegantes com toque de luxo em seus chalés com self-catering. Os visitantes podem caminhar por trilhas que margeiam o loch, observar as estrelas sem uma única lâmpada de rua ou simplesmente se deixar envolver pelas paisagens cinematográficas.
- Royal Whisky and Cheese Tour, Ballatar – Nada como uma harmonização de uísque e queijos para despertar o espírito escocês. Nesta tour em Royal Deeside, conduzida pela Bothies and Bannocks, é possível saborear doses dignas de um palácio na destilaria Royal Lochnagar. Depois, uma visita à Old Station, em Ballater, para conhecer de perto o vagão do trem real. A experiência fica completa com queijos artesanais locais da Cambus O’May Creamery e delícias produzidas na região.
- Castle Fraser Garden and Estate, Inverurie – Esta fortaleza parece ter saído de um conto de fadas e é uma das mais grandiosas tower houses da Escócia — e, em seu interior, guarda imponentes escadarias, passagens secretas e salas repletas de tesouros de época. Com vastos parques, um jardim murado que reúne árvores raras e canteiros floridos, o Castle Fraser Garden and Estate é feito sob medida para caminhadas românticas e piqueniques. Pelo caminho, é possível avistar as inconfundíveis vaquinhas escocesas, os raros esquilos-vermelhos e, quem sabe, até fantasmas na torre, para quem acredita nas lendas dessa propriedade.
- The Fife Arms, Turiff – Ostentando duas chaves Michelin, o Fife Arms é o resultado do encontro entre uma tradicional casa de caça escocesa e o melhor da arte, com uma boa dose de excentricidade local. Situado no Parque Nacional Cairngorms, seus interiores são uma verdadeira caça ao tesouro: esboços originais de Picasso, esculturas contemporâneas, poltronas de tartan, galhadas, taxidermia e aquarelas pintadas pela própria Rainha Vitória. Aqui, a tradição das Highlands encontra o haute couture. Os hóspedes podem desfrutar de vistas panorâmicas sobre Braemar e a paisagem circundante das Highlands em suítes vitorianas, decoradas com móveis antigos e papéis de parede de época.
- The Royal Yacht Britannia, Edimburgo – Explore o iate real da Rainha Elizabeth II, que foi transformado museu que permite explorar cinco decks perfeitamente preservados, incluindo os aposentos reais, proporcionando uma imersão no estilo de vida da família real.
País de Gales
Entre colinas verdes, penhascos dramáticos e castelos medievais, o País de Gales mistura história e mistério em cada canto.
- Caernarfon Castle, Norte de Gales– Em The Crown, o Caernarfon Castle é o cenário de um dos momentos mais importantes da realeza: a investidura do Príncipe Charles como Príncipe de Gales. Mas mesmo fora da Netflix, essa fortaleza, classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO, é um destino de conto de fadas. Comissionado por Edward I no século 13, o castelo domina o Estreito de Menai com torres octogonais. No interior, os visitantes podem subir as torres, explorar a Eagle Tower com seu museu da época da guerra e apreciar vistas panorâmicas do Parque Nacional de Snowdonia (Eryri).
- Castell Harlech, Norte de Gales – Poucos castelos no País de Gales são tão imponentes (ou tão poéticos) quanto o Harlech Castle. Situado no alto das dunas de Cardigan Bay, essa fortaleza também está na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO e vigia o norte do País de Gales há 700 anos. Construído por Edward I no século 13, é um reduto com vistas deslumbrantes e histórias de rebeliões e cercos heroicos. Um dos caminhos do castelo leva até o mar e a praia que o rodeia, oferecendo um passeio que é quase uma viagem no tempo.
- Wave Garden Spa, Conwy – Escondido no Vale de Conwy, a apenas 50 minutos de carro de Chester, este spa de luxo é a recompensa perfeita após uma caminhada nas montanhas ou uma visita a castelos. Com salas de vapor, sauna tirolesa, piscinas de hidroterapia ao ar livre e tratamentos inspirados na flora do País de Gales, é um local onde o tempo desacelera e o relaxamento domina. Os clientes ainda podem desfrutar de vistas de Snowdonia (Eryri) enquanto relaxam — uma experiência de spa com um toque genuinamente galês.
- Palé Hall Hotel and Restaurant, Bala, Snowdonia – Esplendor aristocrático aliado à sofisticação de um restaurante estrelado Michelin: o Palé Hall supera todas as expectativas. Esta mansão vitoriana se tornou um refúgio cinco estrelas, com quartos suntuosos, jardins paisagísticos e experiências gastronômicas no Henry Robertson Dining Room. Os hóspedes podem explorar Snowdonia (Eryri) durante o dia e se sentirem membros da nobreza à noite durante o jantar.
- Portmeirion, North Wales – Entre em um mundo à parte, onde praças italianas e palazzi em tons pastel se encontram com a exuberante paisagem galesa. Construída pelo arquiteto Sir Clough Williams-Ellis, Portmeirion combina originalidade arquitetônica com patrimônio histórico. Esta vila única tornou-se um ícone cultural ao servir de cenário para o clássico cult dos anos 1960, The Prisoner, cujo ambiente complementava perfeitamente os temas da série. Os visitantes podem fazer tours guiados para conhecer o design e a história da vila ou simplesmente passear entre seus edifícios coloridos e trilhas na floresta. Há também diversas lojas-boutique, cafés e restaurantes para explorar e degustar – além da acomodação luxuosa na vila.
