Bia do Brás: “Eu gostaria de interpretar personagens fortes, quem sabe uma vilã”
Anamaria

Conhecida nas redes e na televisão como Bia do Brás, Beatriz Reis viu sua vida mudar rapidamente depois da participação no BBB 24. Antes do reality, trabalhava como vendedora nas ruas e feiras do Brás, em São Paulo, e já havia passado por diferentes ocupações, como babá, camelô e figurante. A visibilidade do programa abriu portas na televisão e na publicidade, além de permitir que ela realizasse um objetivo antigo: comprar a primeira casa própria e oferecer mais segurança à família.
Hoje, Bia divide a rotina entre compromissos profissionais, estudos e projetos na TV. Convidada para comentar o reality no programa Encontro, apresentado por Patrícia Poeta, ela afirma que tem buscado se preparar para cada nova etapa. “Assim que recebi o convite comecei a estudar, fazer aula de oratória, tenho professora de português e acompanhamento com fonoaudióloga para cuidar da voz e da dicção”, conta. Nos bastidores, diz aproveitar cada momento para observar e aprender com colegas mais experientes.
A transformação financeira também trouxe novas responsabilidades. Bia afirma que mantém planejamento e cautela ao lidar com o dinheiro que passou a ganhar após o reality. “Agora eu também posso viver coisas que antes eu não podia, como entrar numa loja de luxo ou ir a um restaurante que eu sempre sonhei”, afirma. Parte importante dessa nova fase envolve ajudar a família, algo que sempre esteve entre suas prioridades.
Mas apesar das mudanças, ela diz procurar preservar características que a tornaram conhecida do público: espontaneidade e proximidade com as próprias origens.
Como foi a preparação para comentar o BBB no “Encontro”?
Eu me preparei muito. Assim que recebi o convite comecei a estudar, fazer aula de oratória, tenho professora de português e acompanhamento com fonoaudióloga para cuidar da voz e da dicção. Nos bastidores também é um lugar de muito aprendizado. Todos os dias temos reunião cedo para alinhar o programa, discutir os temas e pensar nas melhores formas de levar o conteúdo para o público. Eu aproveito tudo para aprender. Pergunto, observo muito e tento extrair o máximo de cada oportunidade.
Você sentiu medo ao dividir espaço com Patrícia Poeta?
Você já falou que faz jejum para agradecer a Deus. Como é sua relação com a fé?
A minha fé é a base da minha vida. Eu não sou batizada em nenhuma igreja específica, mas tenho uma conexão muito forte com Deus. O jejum é uma forma muito pessoal que encontrei de agradecer, conversar com Ele e colocar meus planos nas mãos d’Ele. Às vezes faço jejum só para agradecer. É um momento muito íntimo meu, minha fé sempre foi o que me sustentou em todos os momentos da minha vida.
Como você está lidando com o dinheiro que está ganhando com a fama?
Com muito pé no chão. Eu comecei a trabalhar muito cedo e sempre soube o valor do dinheiro, porque na minha vida ele sempre foi muito suado. Então hoje eu tenho muito planejamento e responsabilidade. Claro que agora eu também posso viver coisas que antes eu não podia, como entrar numa loja de luxo ou ir a um restaurante que eu sempre sonhei. Eu gosto de aproveitar essas experiências. Mas sem nunca esquecer de onde eu vim. Eu continuo sendo a mesma Bia que valoriza cada conquista.
Depois do BBB, como você tem ajudado sua família financeiramente?
Ajudar minha família é uma das maiores alegrias da minha vida. Sempre foi um sonho poder proporcionar uma vida mais tranquila para eles. Hoje eu consegui colocar meu sobrinho em uma escola particular, ajudei meu irmão a ter um apartamento e minha mãe não precisa mais se preocupar com contas. Para quem já viveu momentos muito difíceis, poder dar essa segurança para a família é uma felicidade que não cabe no peito.
Muito se fala sobre sua virgindade. Como você tem lidado com esse tema? Se arrepende de ter tornado público?
Eu trato esse assunto com muita naturalidade, porque faz parte da minha história e de quem eu sou. Sempre fui muito verdadeira com o público. Mas é uma escolha muito pessoal. Cada mulher tem seu tempo, sua história. No meu caso, eu sempre senti que queria esperar o meu momento certo. O que eu não gosto é quando tentam resumir quem eu sou a isso. Eu sou muito mais do que esse assunto.
Você fez teatro e já disse que pretende atuar em novelas e séries. Que tipo de personagem gostaria de fazer?
Atuar é um sonho que sempre tive. Eu gostaria muito de interpretar personagens fortes, quem sabe até uma vilã? (risos) Imagina me ver fazendo um papel tão intenso e tão diferente de mim. Acho que seria muito legal me desafiar nesse lugar e explorar esse outro lado.
Existe algum planejamento interno na TV Globo para te levar à teledramaturgia?
Com seu jeito espontâneo você conquistou o mercado publicitário. Você acha que ainda precisa conquistar o artístico?
Como está sua rotina de beleza e cuidados? Você treina ou pratica algum esporte?
Minha rotina mudou bastante depois do BBB, então eu tento me cuidar sempre que posso. Gosto muito de cuidar da pele, cabelo, beber bastante água e manter uma alimentação saudável. Eu mesma reconheço que ainda preciso melhorar um pouco nessa parte, porque a correria do dia a dia às vezes acaba atrapalhando. Mas, sempre que consigo, faço atividade física, porque ajuda muito na disposição. Aos poucos vou me ajustando, encontrando uma rotina melhor. Cuidar do corpo e da mente é algo que sempre está nos meus planos.
