A polêmica animação da Disney que contém um topless escondido

Aventuras Na História






Uma das empresas mais valiosas do mundo, a Disney é, há décadas, a maior referência de companhia de mídia infantil. Ela foi fundada em 1923 pelos irmãos Walt Disney e Roy Oliver Disney, e se estabeleceu como pioneira na indústria de animação — tendo como destaque 'A Branca de Neve e os Sete Anões', de 1937, o primeiro longa-metragem de animação a cores no mundo, abrindo as portas para os grandes "Clássicos Disney".
E em 1977, estreou uma animação que, hoje, embora não seja uma das mais comentadas como as preferidas, ainda ocupa um lugar especial no coração de muita gente. 'Bernardo e Bianca' acompanha dois ratos de Nova York que se juntam para ajudar uma menina órfã sob o poder de uma mulher malvada.
"Bernardo e Bianca, dois ratinhos de Nova York, são membros da Sociedade de Regaste, uma equipe internacional que opera no subsolo do prédio das Nações Unidas e auxilia os necessitados. Após receber a notícia de que Penny, uma jovem órfã, foi raptada por Madame Medusa, uma mulher má que está procurando um diamante precioso, os dois querem trazê-la de volta para casa com a ajuda de seus amigos animais", narra a sinopse.

Em várias animações da Disney, ao longo dessas várias décadas de filmes, já correram rumores sobre palavras ou imagens picantes ou mesmo inadequadas para o público infantil, mesmo que muitos fossem apenas algum tipo de Efeito Mandela ou apenas mentiras. Porém, 'Bernardo e Bianca' causou uma verdadeira dor de cabeça para a Disney, por realmente esconder um detalhe +18 em uma cena.
Topless secreto
A verdade é que a cena em questão pode praticamente passar despercebida para todo mundo. Mais especificamente, por volta dos 38 minutos de filme, enquanto Bernardo e Bianca voam pela cidade em uma caixa de sardinhas presa às costas de Orville, um albatroz que transporta equipes de resgate como se fosse um pequeno avião.
Durante o voo — logo, uma cena com bastante movimento e velocidade —, caso você pausasse o filme nos momentos exatos, seria possível observar uma fotografia de uma mulher de topless ao fundo, na janela de um prédio ao qual os ratinhos passam em frente.
Vale destacar que a cena pode ser vista em dois frames ("fotografias" que, juntas, formam os filmes) não consecutivos; primeiro no canto inferior esquerdo, e logo depois na parte superior central da tela.
Segundo o site Snopes, os dois frames supostamente estavam presentes no filme desde seu lançamento original nos cinemas, em 1977. Porém, obviamente, como nos cinemas não há a possibilidade de pausar e assistir ao filme frame por frame, isso acabou passando despercebido para muita gente, por muito tempo.
É claro que essa imagem foi inserida propositalmente — afinal, tudo que é visto em uma animação foi colocado propositalmente —, e ainda surpreende que nenhum responsável da Disney tenha notado ela durante a produção. Porém, posteriormente, a empresa afirmou que ela não foi inserida por nenhum de seus animadores, mas sim durante o processo de pós-produção.
Resolvendo o problema
Após esse incidente, a Disney decidiu recolher 3,4 milhões de cópias do filme espalhadas pelos Estados Unidos "para cumprir nossa promessa às famílias de que podemos confiar na marca Disney para fornecer o melhor em entretenimento familiar".
Além disso, posteriormente, a Disney alegou ainda que os pais poderiam ficar despreocupados, porque o topless não foi incluído na versão em vídeo caseiro de 1992 — a mais fácil de se encontrar hoje, estando inclusive no Disney+ —, porque ela "foi feita a partir de uma impressão diferente".


