Como surgiu o 'plim plim' da TV Globo? Boni explica!
Aventuras Na História

O publicitário, empresário e diretor de TV José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, mais conhecido como Boni, explicou a origem do icônico "plim plim", que há mais de cinco décadas pode ser ouvido na TV Globo. Segundo ele, a vinheta, que data de 1971, foi criada com a finalidade de marcar a passagem de ida e volta dos intervalos comerciais.
"Muita gente me pergunta sobre a história do plim plim da Globo. Vou contar plim plim por plim plim", iniciou, de forma humorada, em um vídeo em seu perfil no Instagram.
"O plim pLim foi criado por mim, inicialmente shrek shrek, que era uma tentativa de fazer uma separação entre o conteúdo e os comerciais para não prejudicar nem o filme e nem os anunciantes — e o Borjalo fez o diafrágma de uma máquina fotográfica e nós sonorizamos com "shrek shrek", contou.
"Com a chegada do Hans Donner, ele propôs duas marcas da TV Globo se encontrando. Ali eu precisava de um som eletrônico. Chamei o maestro Luiz Paulo Simas que no Minimoog criou vários efeitos e eu escolhi aquele que ficou sendo o plim plim", explicou Boni.
Vinhetas animadas
Como destacou uma matéria do portal Globo, anos mais tarde, já em 1994, o plim plim ganhou vinhetas animadas feitas por cartunistas famosos como Ziraldo, Chico Caruso, Millôr e Borjalo. Com curação de 30 segundos, elas passavam mensagens importantes de cidadania, além de dicas de prevenção contra doenças como a Aids e a dengue.
Ver essa foto no Instagram


