Conto perdido do criador de 'Drácula' será publicado após 134 anos

Aventuras Na História








Um novo conto de Bram Stoker, autor do clássico 'Drácula', está sendo publicado pela primeira vez em 134 anos. A publicação acontece após a descoberta inusitada feita pelo historiador amador Brian Cleary na Biblioteca Nacional da Irlanda, em Dublin — cidade natal do romancista gótico.
Tudo começou quando Brian folheava as obras de Stoker. "Eu li as palavras 'Gibbet Hill' e sabia que não era uma história de Bram Stoker que eu já tivesse ouvido em nenhuma das biografias ou bibliografias", disse à Agence France-Presse.
E eu fiquei simplesmente pasmo, estupefato", continuou. "Fiquei sentado olhando para a tela e me perguntando: sou a única pessoa viva que leu isso?".
A descoberta foi confirmada pelo biógrafo de Stoker, Paul Murray, que apontou que a obra certamente teria sido uma "estação em sua rota para publicar 'Drácula'". Afinal, Bram começou a escrever o clássico em 1890, no mesmo ano em que o conto esquecido foi publicado.
Gibbet Hill
O conto Gibbet Hill se passa na vila homônima, em Surrey, no Reino Unido, e conta a história de três bandidos que são julgados e enforcados pelo assassinato de um marinheiro. O trio é deixado na forca para servirem de lição aos viajantes malfeitores.
É uma história clássica de Stoker", disse Murray à AFP, "a luta entre o bem e o mal, o mal que surge de formas exóticas e inexplicáveis".
A descoberta do conto ocorreu em 2021, quando Cleary estava em meio a um hiato de seu trabalho no Hospital Rotunda de Dublin, devido a uma perda auditiva repentina. Como passatempo, ele leu recortes de notícias antigas e outros artigos — como o suplemento de Natal de 1890 do Daily Express Dublin Edition, onde 'Gibbet Hill' foi publicado pela primeira e última vez.
As vendas da nova publicação do conto esquecido de Bram Stocker irão beneficiar o Charlotte Stoker Fund, nomeado em homenagem à mãe de Bram que, coincidentemente, era uma defensora da comunidade surda.



