Documentário sobre 'Encantadora de Tubarões' reacende polêmica
Aventuras Na História

A Netflix adicionou ao catálogo no último dia 30 o documentário Encantadora de Tubarões, que mergulha na história de Ocean Ramsey, mergulhadora livre e conservacionista conhecida por nadar lado a lado com alguns dos predadores mais temidos dos oceanos.
Dirigido por James Reed, vencedor do Oscar por Professor Polvo, o projeto explora a relação de Ramsey com tubarões e sua missão de protegê-los, ao mesmo tempo em que revela as polêmicas em torno de suas ações.
Sobre a mergulhadora
Ramsey, que ganhou fama ao registrar suas interações próximas com tubarões e compartilhar vídeos para mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, acredita que os animais são profundamente incompreendidos e injustamente retratados como monstros.
Mais de 100 milhões de tubarões são mortos a cada ano, ameaçando a sobrevivência de uma espécie crucial para o equilíbrio dos oceanos”, destaca uma reportagem do site Tudum, da Netflix.
No trailer do documentário, a conservacionista afirma: “Não sou uma pessoa louca. Estou extremamente consciente do que eles são capazes”, enquanto nada próxima a tubarões de grande porte.
Contudo, a abordagem de Ramsey gera debate: críticos apontam que suas interações chamativas podem colocar em risco tanto ela quanto os próprios tubarões, além de incentivar comportamentos perigosos em outros mergulhadores.
Mesmo assim, Ramsey e seu parceiro, o videomaker Juan Oliphant, continuam a trabalhar pela preservação e segurança dos tubarões, buscando melhorar a imagem dos animais e chamar atenção para a necessidade de protegê-los.

