Home
Entretenimento
Escultura fálica que jorra água vira atração polêmica em Nova York
Entretenimento

Escultura fálica que jorra água vira atração polêmica em Nova York

publisherLogo
Aventuras Na História
01/07/2025 16h50
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16552791/original/open-uri20250701-35-ie9o90?1751388908
©Divulgação/High Line
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No Parque High Line, em Nova York (EUA), uma escultura rosa de 3 metros de altura tem chamado a atenção — e gerado reações bem variadas. “Foot Fountain (pink)”, da artista argentina Mika Rottenberg, é uma instalação em forma de pé e perna adornada com bocas de lábios vermelhos e línguas que se projetam. 

No topo da “perna”, um aspersor funcional pode ser acionado por pedais próximos, permitindo que os visitantes borrifem água nos transeuntes, trazendo um toque de diversão e surpresa para quem passa.

Segundo a artista, a obra é uma interpretação irreverente das fontes clássicas que costumam ficar em praças ou jardins, com a água sempre contida. “Aqui no High Line, pensei que ela deveria nutrir e refrescar os transeuntes em dias quentes, compartilhando um pouco do seu espírito excessivamente entusiasmado”, afirma Rottenberg em um comunicado. 

Reações diversas

A escultura, no entanto, não passou despercebida: despertou curiosidade, risos, desconforto e até críticas. A forma fálica da peça e seus detalhes — bocas vermelhas com línguas para fora — fizeram muitos associarem a obra a imagens sexuais, chegando a provocar comparações a um pênis ou a sintomas de infecções sexualmente transmissíveis, como herpes. 

Usuários nas redes sociais fizeram piadas e comentários que vão do divertido ao provocativo. “Só para deixar claro — ninguém viu um pé,” insinuou um comentarista no Instagram. Outro foi mais explícito: “Eu claramente vi um pênis rosa.”

Por outro lado, famílias e crianças viram o “Foot Fountain” como um aspersor alto comum e adoraram a possibilidade de correr e brincar ao redor enquanto alguém pedala para molhar o espaço.

A obra faz parte de um conjunto de quatro instalações artísticas no High Line, que pode ser visitada até março de 2026. Entre elas estão peças inspiradas em mitologias e esculturas experimentais, mas a “Foot Fountain” se destaca como a mais divertida e controversa, provocando reflexões sobre arte, corpo e interação pública.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também