Home
Entretenimento
MIS exibe documentário inédito sobre sobrevivente do Holocausto
Entretenimento

MIS exibe documentário inédito sobre sobrevivente do Holocausto

publisherLogo
Aventuras Na História
02/06/2025 16h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16536617/original/open-uri20250602-19-m7ndes?1748880294
©Divulgação/MIS
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na quinta-feira, 5 de junho, o Museu da Imagem e do Som (MIS) exibe gratuitamente o documentário “TAIBALE, história de uma criança resgatada”, dirigido por Gianni Torres. Inédito no Brasil, o filme integra a programação do Doc.MIS, iniciativa mensal voltada à exibição de documentários que abordam temas relevantes da história, da cultura e da sociedade.

Após a sessão, o público poderá participar de um bate-papo com a protagonista do longa, Antonieta Felmanas, e com a professora Sarita Mucinic Sarue, coordenadora de Educação e Cultura do Memorial do Holocausto de São Paulo.

Com 72 minutos de duração, o documentário conta a trajetória de Antonieta, cuja infância foi marcada pelo trauma da guerra. Nascida em 1940 no Cazaquistão, durante o período de deportações promovidas pelos soviéticos, ela sobreviveu à perseguição nazista com a ajuda de um barão cristão e de camponeses anônimos.

Após o fim do conflito, foi resgatada por uma prima partisana — combatente da resistência — e juntas atravessaram uma Europa devastada até chegar à Itália. Aos seis anos, Antonieta desembarcou no Brasil, onde reconstruiu a vida.

No país, ela se tornou uma das principais referências no trabalho social voltado à população em situação de vulnerabilidade. Fundou o Instituto Anchieta Grajaú, que atua há mais de três décadas na periferia de São Paulo com foco em educação, alimentação e assistência à infância. 

Também presidiu a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social)
e liderou iniciativas inspiradas na filosofia de Janusz Korczak, médico e pedagogo judeu que defendeu os direitos das crianças e foi morto em um campo de extermínio junto com os órfãos sob seus cuidados.

Narrado em primeira pessoa, o filme combina imagens de arquivo, fotografias e recriações feitas com inteligência artificial (IA) para dar forma à memória da protagonista.

Informações

A sessão acontece no dia 5 de junho, quinta-feira, às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, em São Paulo. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes do início, limitada à lotação de 170 lugares. A classificação indicativa é livre.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também