Superman: conheça a longa história por trás de Krypto, o supercão

Aventuras Na História






Hoje, certamente um dos subgêneros mais populares do cinema é o de super-heróis, com uma história já de quase 20 anos somente no chamado Universo Cinematográfico Marvel (UCM). E neste ano, um dos heróis mais famosos de todo o mundo ganhou um novo filme: 'Superman', dirigido por James Gunn, e abrindo as portas para um novo universo cinematográfico baseado na DC Comics.
Agora, quem se destaca como o personagem-título é David Corensweet. Porém, ele não combate o mal sozinho: ao seu lado, desta vez adaptado pela primeira vez para o cinema, está também seu fiel "melhor amigo do (super) homem", o cachorrinho Krypto, um supercão vestido com uma capa vermelha, que ocasionalmente faz as travessuras comuns a qualquer cachorrinho — com o agravante de ele possuir superpoderes.
Embora já seja personagem dos quadrinhos há 70 anos, esta é a primeira aparição de Krypto em um filme live-action (mesmo que ele seja uma criação em CGI). E segundo a revista Time, Gunn disse ter tirado a ideia de incluir o supercão no novo filme inspirado em seu próprio cachorro, Ozu, que adotou enquanto escrevia 'Superman'.
"Ele entrou imediatamente e destruiu nossa casa, nossos sapatos, nossos móveis — ele até comeu meu laptop. Demorou muito para que ele nos deixasse tocá-lo", escreveu Gunn em publicação no X. "Lembro-me de pensar: 'Nossa, como seria difícil a vida se Ozu tivesse superpoderes?' — e assim Krypto entrou no roteiro e mudou o rumo da história, assim como Ozu estava mudando a minha vida".
Apesar da inclusão recente nos cinemas, Krypto é uma figura conhecida há muito tempo pelos fãs dos quadrinhos, com uma história complexa e até contraditória, devido às reformulações do tempo.
Nos quadrinhos
Criado por Otto Binder junto aos artistas Curt Swan e Sy Barry, Krypto estreou nos quadrinhos em 'Adventure Comics #210', que chegou às lojas em março de 1955. Originalmente, ele foi concebido como um cãozinho de Krypton — o planeta natal do Superman —, que o pai do herói, Jor-El, lançou ao espaço em um protótipo de foguete de teste, que posteriormente serviria para enviar seu filho à Terra.
Porém, nas histórias, o foguete acabou desviando de seu curso, e pousou na Terra muito depois, quando Clark Kent — a alcunha humana do herói kryptoniano — era apenas um adolescente.
Assim como o grande herói da DC, o cachorro ganhou superforça e capacidade de voar quando chegou na Terra, porém, os criadores não pretendiam prolongá-lo por muito tempo nas histórias, planejando que essa fosse uma aparição apenas naquela edição. Porém, sua popularidade foi tão grande que ele acabou recebendo uma série de aventuras com o Superboy (o Superman quando ainda era adolescente) e, mais tarde, com ele adulto.

No entanto, essa versão de Krypto era especialmente cartunesca, com o cãozinho tendo vários diálogos internos através de balões de pensamento; o que também o humanizava, distanciando do conceito novo de Gunn de que ele era um cachorro comum que voava.
Mas com o decorrer das eras da DC, a história de Krypto acabou ficando muito distorcida, e a editora decidiu apagá-lo dos quadrinhos durante a Crise nas Infinitas Terras, na década de 1980. Felizmente, o apagamento não foi permanente.
Em 1993, Krypto retornou no quadrinho 'Adventures of Superman #501', parcialmente repaginado. Dessa vez, ele era um cão terrestre normal, sem superpoderes, que foi adotado por Bibbo Bibbowski, um amigo humano do Superman, antes de ser entregue ao Superboy — este, um personagem diferente, que não é o Clark Kent tão conhecido.
Anos depois, em 2001, outra versão de Krypto apareceu nos quadrinhos 'Return to Krypton', em que ele era um cachorro de uma versão falsa de Krypton que o emblemático vilão Brainiac criou como uma armadilha para o Superman; mas que, quando o Homem de Aço conseguiu escapar, levou o cãozinho consigo para o mundo real. Nesta versão, Krypto tinha superpoderes mais uma vez, mas, em vez de ser uma figura antropomorfizada, se comportava como um cachorro normal.
Entre 2009 e 2010, a série em quadrinhos 'Superman: Secret Origin' reformulou mais uma vez a história de origem do herói e, com ele, Krypto também foi repaginado. Dessa vez, ele novamente era um cachorro de Krypton cujo foguete saiu do percurso, e chegou à Terra quando Clark era adolescente.

Em 2011, a DC reiniciou sua continuidade, e chamou sua nova era de "Novos 52". Nessa versão, Krypto chegou à Terra não por um foguete, mas sim porque foi resgatado pelo Superman da Zona Fantasma, uma dimensão paralela semelhante a uma prisão das histórias da DC, e só se tornou superpoderoso na Terra, quando entrou em contato com o sol amarelo.
Para o infortúnio da DC, os Novos 52 acabaram sendo bastante impopulares entre os fãs da editora, e em 2016 fizeram um novo reboot, o DC Rebirth, que trouxe de volta muitas coisas ao que eram antes — incluindo a história de origem de Krypto, que mais uma vez era um cachorro kryptoniano cujo foguete sofreu um desvio de rota.
Nova empreitada
Ao longo de décadas, Krypto teve várias versões diferentes de sua história, com sua origem sendo adaptada em diferentes quadrinhos únicos e históricas fora do cânone principal da DC. Além das HQs, ele também já apareceu em animações, incluindo 'DC Liga dos Superpets', de 2022, sendo dublado por Dwayne Johnson.

Porém, o novo 'Superman' chama atenção por, desta vez, não contar a história de origem do personagem título — afinal, essa história já é conhecida por muita gente há décadas — e do próprio Krypto. O que o filme revela é que ele está apenas sob os cuidados do Superman, destruindo a Fortaleza da Solidão já no início do longa, pertencendo, na verdade, à Supergirl, prima do herói — que tem uma participação especial e breve, e receberá um filme em 2026, interpretada por Milly Alcock.
De qualquer forma, com qualquer mudança que seja, certamente o cãozinho superpoderoso chamou atenção para si desde suas primeiras aparições em imagens de divulgação — e, independente de suas características ou das alterações em sua história, a presença sempre é bem-vinda e muito querida aos fãs da DC.


