Home
Entretenimento
The Last of Us: Entenda a simbologia do relógio usado por Joel
Entretenimento

The Last of Us: Entenda a simbologia do relógio usado por Joel

publisherLogo
Aventuras Na História
19/05/2025 21h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16528691/original/open-uri20250519-18-muhdh4?1747690486
©Divulgação/MAX
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A segunda temporada de The Last of Us chegou ao seu penúltimo episódio, intitulado de 'O Preço', no último domingo, 18. Após a brutal morte de Joel no início desta temporada, a série continua usando a presença do personagem, interpretado por Pedro Pascoal, por meio de lembranças, referências, ou até motivações. 

Assim como faz com outros elementos, como as famosas girafas, a trama também foi cercada de simbologia nesses últimos episódios, principalmente por um simples objeto, mas que guarda um grande significado: o relógio de Joel. Entenda!

A simbologia do relógio

Em suas aparições nesta temporada, vemos Joel usando um relógio um tanto peculiar, afinal, o acessório está quebrado, mas mesmo assim continua presente em seu pulso. 

Para entender um pouco melhor seu significado, precisamos voltar um pouco na narrativa, mais precisamente ao início do primeiro episódio de The Last of Us, quando Joel estava celebrando seu 36º aniversário. 

Para a data especial, sua filha, Sarah, planeja consertar seu relógio favorito. Mas tudo isso se desenvolve enquanto a cidade começa a ser infectada pelo fungo cordyceps. Ainda assim, ela consegue arrumar o relógio e presenteia seu pai, brincando que ele jamais conseguiria fazer isso sem ele. 

Ao longo da primeira temporada, após a morte de Sarah, pouco depois, vemos Joel utilizando o relógio, mesmo que quebrado, como uma forma de se lembrar e conectar com o passado. Como se o mundo tivesse 'parado no tempo' quando a menina morreu e nada depois daquele momento importasse mais para Joel. Ainda assim, ele precisar seguir em frente e encontrar um novo significado para si, como fez com o relógio. 

Na segunda temporada, o objeto permanece em seu pulso, estando com ele inclusive durante sua chocante morte no segundo episódio, 'Através do Vale'. Já no episódio seguinte, 'O Caminho', vemos Tommy (Gabriel Luna) se despedindo de Joel, que é seu irmão, antes do enterro. Nesta cena, Tommy também nota o relógio em seu pulso e diz: 

Dê a Sarah meu amor", desejando que após todo esse 'tempo' que passou, eles voltem a estar juntos onde quer que seja. 

O momento ainda mostra Tommy retirando o objeto e o guardando em uma caixa junto do revólver de Joel — que será levado para Ellie (Bella Ramsey). Aqui temos mais um simbolismo: após a primeira filha de Joel consertar sue relógio favorito, sua filha adotiva pode guardá-lo para, de alguma maneira, se lembrar de Joel — e mostrar que os acontecimentos da vida podem ter a influência de outras pessoas, mesmo que vocês sequer tenha se cruzado ou tenham vivido no mesmo 'tempo'. 

O penúltimo episódio de The Last of Us também foi uma grande simbologia ao tempo e a tudo aquilo que vivemos — e que num determinado momento pode virar apenas memórias em nossas vidas. 

Afinal, o sexto episódio mostra um grande flashback de Joel preparando grandes presentes de aniversário para Ellie — em diferentes anos. O episódio também volta muito além, na juventude de Joel, mostrando como o personagem amadureceu e mudou seu comportamento ao longo do tempo. Ganhando um significado ainda mais especial ao vermos o relógio sendo usado por seu pai, tornando-o uma herança de família. 

Relíogio usado pelo pai de Joel - MAX

The Last of Us mostra que, assim como o tempo, as decisões passadas não voltam mais, e que a vida é uma sequência de escolhas — mas que você ainda tem o poder de decisão de passar para frente só aquilo que fará bem para o seu próximo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também