Carlinhos de Jesus emociona ao sambar pela primeira vez após meses em cadeira de rodas
Bons Fluidos

Na última quinta-feira (6), Carlinhos de Jesus voltou a sambar pela primeira vez após passar meses em uma cadeira de rodas devido ao diagnóstico de polirradiculoneuropatia inflamatória desmielinizante crônica (PIDC). Em julho deste ano, o coreógrafo revelou ter desenvolvido uma doença autoimune após um quadro de bursite trocantérica bilateral, condição que causa dores intensas e compromete a mobilidade.
Carlinhos de Jesus samba e emociona
Por meio do Instagram, a fisioterapeuta Marcela Miranda publicou um vídeo em que o artista aparece sambando durante uma sessão de tratamento. Em setembro, em entrevista ao ‘Fantástico’, Carlinhos detalhou a rotina de recuperação, que incluía imunoterapia, exercícios e fisioterapia. Ademais, ele afirmou ainda que o processo exigia “paciência, resiliência e calma” para que pudesse voltar a andar.
Agora, dois meses depois, a espera e a dedicação já mostram seus resultados. “Um dia para guardar no coração. Daquelas experiências que a gente sabe, na hora, que vai lembrar pra sempre. Tive a alegria e a honra de participar ativamente da sessão de fisioterapia de Carlinhos, justamente na fase em que se coloca o paciente para treinar dentro da sua função, no caso dele, a dança, que é o que ele ama, respira e mais sabe fazer. Foi emocionante demais ver quando a música começou, o corpo inteiro dele respondeu imediatamente”, relatou Miranda.
De acordo com a profissional, a técnica de intervenção adotada para retomar os movimentos do coreógrafo foi a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF). A terapia utiliza estímulos sensoriais para aumentar a amplitude de movimento e a flexibilidade. Além disso, ajuda no ganho de força muscular e na melhora da coordenação.
“O método PNF nos ensina a levar o paciente sempre ao seu nível de atividade e participação. Isso ocorre, então, de forma individualizada, explorando o potencial máximo que cada um tem em cada fase da reabilitação. Ver o corpo e a mente se reconectando através do movimento é algo que sempre me emociona — e hoje, presenciar isso em alguém que dedica toda sua vida à dança e a arte, foi simplesmente inesquecível”, disse.
Ver essa foto no Instagram

