Carlo Acutis agora é santo! Veja todos os detalhes da canonização deste domingo (7)

Bons Fluidos








Neste domingo (7), ocorreu a canonização que tornou Carlo Acutis santo. Abaixo, te contamos todos os detalhes sobre a celebração, que também consagrou Pier Giorgio Frassati. Confira:
Papa Leão XIV canoniza santo Carlo Acutis
Primeiramente, o Papa Leão XIV inicou a cerimônia cumprimentando os, aproximadamente, 100 mil fiéis que estavam presentes na Praça São Pedro, da Cidade do Vaticano, nesta manhã. “Irmãos e irmãs, hoje, é uma belíssima festa para toda a Itália, a Igreja e o mundo. E antes de começar, gostaria de saudá-los e dizer uma palavra. Porque, se de um lado, a celebração é muito solene, de outro, é um dia de muita alegria. É realmente uma bênção. Nós nos preparamos para esta celebração com a oração, e o coração aberto, desejosos de receber esta graça do Senhor, e sentimos todos, no coração, a mesma coisa que Pier Giorgio e Carlo viveram: este amor por Jesus Cristo, sobretudo na Eucaristia, mas também nos pobres, nos irmãos e irmãs. Todos vocês, todos nós, somos chamados a ser santos”, declarou.
Em seguida, realizou a Petitio(Petição). E assim, o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, pediu que o pontífice inscrevesse os dois beatos no Álbum dos Santos. Após isso, o papa recitou duas biografias dos celebrados e entoou a Ladainha dos Santos. Finalmente, Leão XIV leu a fórmula da canonização, ordenando que “em toda a Igreja, eles sejam devotamente honrados entre os santos”. Após isso, ofereceu o incenso para a veneração das relíquias.
Reflexões e ensinamentos que os santos deixaram
A comemoração continuou com a Liturgia da Palavra, em que o Santo Padre pediu para que as pessoas não deixassem de seguir os ensinamentos de Deus. Posteriormente, fez um convite para que os fiéis olhassem para as imagens dos, agora, São Carlo Acutis e São Pier Giorgio Frassati – ambos devotos de Nossa Senhora.
“Pier Giorgio encontrou o Senhor através da escola e dos grupos eclesiais e testemunhou-O com a sua alegria de viver e de ser cristão na oração, na amizade, na caridade. Ainda hoje, sua vida representa uma luz para a espiritualidade leiga. Para ele, a fé não era uma devoção privada: impulsionado pela força do Evangelho e pela pertença a associações eclesiais, comprometeu-se generosamente na sociedade, deu o seu contributo à vida política, dedicou-se com ardor ao serviço dos pobres”, refletiu.
Pais e irmãos de Carlo Acutis estavam presentes na canonização
Então foi a vez de falar sobre Carlo Acutis, e ele mencionou que seus familiares estavam acompanhando tudo bem de perto. “Carlo, por sua vez, encontrou Jesus na família, graças aos seus pais, Andrea e Antonia – presentes aqui, hoje, com os dois irmãos, Francesca e Michele –, depois também na escola, e sobretudo nos sacramentos, celebrados na comunidade paroquial. Assim, cresceu integrando, naturalmente, nas suas jornadas de criança e adolescente, a oração, o esporte, o estudo e a caridade”, afirmou.
E finalizou: “Queridos, os santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis são um convite dirigido a todos nós – especialmente aos jovens – a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para cima e a fazer dela uma obra-prima. Eles encorajam-nos com as suas palavras: ‘Não eu, mas Deus’, dizia Carlo. E Pier Giorgio: ‘Se tiveres Deus no centro de todas as tuas ações, então chegarás até ao fim’. Esta é a fórmula simples, mas vencedora, da sua santidade. E é também o testemunho que somos chamados a seguir, para saborear a vida até ao fim e ir ao encontro do Senhor na festa do Céu”.
Por fim, o papa subiu no Papamóvele passeou entre os cristãos, além de ter dado bênçãos aos bebês e crianças. Vale ressaltar que essa foi a primeira vez que o Papa Leão XIV realizou uma canonização.



