Home
Entretenimento
Filho de Milton Nascimento revela diagnóstico do cantor: 'Piora no quadro cognitivo'
Entretenimento

Filho de Milton Nascimento revela diagnóstico do cantor: 'Piora no quadro cognitivo'

publisherLogo
Bons Fluidos
02/10/2025 15h09
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Aos 82 anos, Milton Nascimento recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), uma das formas mais comuns de demência neurodegenerativa. A notícia foi confirmada pelo filho e empresário do cantor, Augusto Nascimento, em entrevista à revista piauí publicada nesta quinta-feira (2). Segundo a família, esta será a única manifestação pública sobre o assunto.

Os primeiros sinais e a busca por respostas

De acordo com Augusto, os sintomas começaram a aparecer recentemente. Ele notou que o pai apresentava lapsos de memória, olhar fixo, mudanças no apetite e repetição de histórias em intervalos curtos. As alterações preocuparam a família e levaram Milton a realizar uma série de exames em abril, quando os médicos identificaram a piora do quadro cognitivo.

“Quando vi que meu pai apresentava uma piora no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele. Ele disse que, se fosse, era agora”, contou Augusto à revista. Antes do diagnóstico definitivo, então, viajaram pelos Estados Unidos e passaram por estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana

A experiência, segundo Augusto, trouxe momentos de afeto e conexão em meio às incertezas. “Meu pai contava para todo mundo como se tivesse sido a melhor coisa da vida dele”, lembrou. “A nossa relação só se consagrou e se consolidou porque eu tinha a mesma lacuna de vida: eu não tinha um pai, ele não tinha um filho. Havia espaço para ele na minha vida, e na vida dele para mim”.

O que é a demência por corpos de Lewy?

A DCL ocorre pelo acúmulo anormal de proteínas chamadas alfa-sinucleínas no cérebro. Essa condição compromete áreas responsáveis pela memória, pelos movimentos e pelo comportamento. Os sintomas se confundem com os do Alzheimer e também com distúrbios motores característicos do Parkinson, doença que já havia sido diagnosticada em Milton no ano passado.

O médico clínico geral Weverton Siqueira, que acompanha o cantor há uma década, destacou ter se surpreendido com a velocidade da piora cognitiva, o que motivou a realização de novos testes. Foi após essa investigação que veio a confirmação do diagnóstico.

Mesmo afastado dos palcos desde 2022, após a turnê A Última Sessão de Música, Milton Nascimento continuou participando de projetos musicais e homenagens. Em 2025, a Portela celebrou o cantor no carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol, uma referência à sua poesia e legado artístico.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também