"Não queria olhar no espelho": cantora faz desabafo sobre alopecia e revela impactos na autoestima
Bons Fluidos

A cantora Maiara, que faz dupla com Maraisa, utilizou as suas plataformas digitais para relatar a sua experiência com a alopecia de tração. A condição, caracterizada pela perda de cabelo devido ao uso frequente de extensões e procedimentos sem o intervalo necessário, levou a artista a um processo de recuperação capilar.
Em um vídeo divulgado pela sua equipa médica, Maiara é vista com os fios naturais, apresentando um volume reduzido, enquanto recorda o período mais crítico da sua autoestima. “Todo mundo tinha desistido de mim, disse que não ia mais crescer cabelo. Eu não conseguia ligar a luz, não queria olhar no espelho”, revelou a cantora sobre o impacto psicológico da condição.
Atualmente, a sertaneja demonstra entusiasmo com a evolução do tratamento. “Estou super ótima. É uma transição maravilhosa, que vem de dentro para fora. Procurem sempre os melhores profissionais. E melhores profissionais não só no que eles fazem, mas também de coração”, afirmou.
Alopecia: entenda a condição
Por fim, essa doença autoimune, que representa cerca de 1,2% dos atendimentos dermatológicos no país, caracteriza-se pela queda de cabelo em áreas específicas. Isso ocorre devido a uma inflamação que inativa os folículos capilares, estruturas responsável pela produção e sustentação dos fios.
“Queremos reduzir o preconceito que ainda envolve a alopecia e apoiar os pacientes no enfrentamento da doença. Embora não seja contagioso nem ofereça risco direto à saúde física, o impacto na autoestima, na vida social e no bem-estar psicológico pode ser enorme”, afirmou a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Jade Cury, em entrevista ao site ‘O Globo’.