Após rolar na Calçada da Fama, Miley Cyrus vai à UTI e médica alerta: 'Pode evoluir'

Caras






No mês passado, Miley Cyrus contou que foi internada na UTI após desenvolver uma infecção grave no joelho. A cantora disse que tudo começou após ela rolar no chão da Calçada da Fama de Hollywood durante a gravação de seu projeto Something Beautiful. O motivo do internamento a deixou envergonhada: a bactéria teria invadido seu corpo justamente após o contato direto com o chão.
Mas uma situação como essa realmente pode levar a um quadro grave de saúde? Em entrevista para a CARAS Brasil, a infectologista Carolina dos Santos Lázari, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), fez um alerta sobre os perigos invisíveis de superfícies públicas e explicou como o corpo pode reagir nesses casos.
Infecções graves podem surgir apenas com o contato com o chão?
Segundo a médica, ainda que não se possa afirmar com certeza que a bactéria responsável pela infecção de Miley estivesse na calçada, o risco existe.
"Ambientes públicos têm todo tipo de contaminação, mas a gente não pode afirmar que essa bactéria que causou essa infecção estava necessariamente no chão com o qual ela entrou em contato. Existe essa possibilidade, sim, de que houvesse ali, por algum motivo, algum contaminante em quantidade suficiente para causar uma infecção invasiva", explicou.
No entanto, a especialista alerta que o cenário mais comum é outro: micro-organismos que já vivem na pele da própria pessoa podem se aproveitar de pequenas lesões e provocar infecções profundas.
"Pode acontecer também, e o que é mais comum, que bactérias que são colonizantes da própria pele, como o Staphylococcus aureus e o Streptococcus pyogenes, estejam na própria pele da pessoa. No momento em que há algum tipo de abrasão, como o contato com uma superfície de cimento, isso pode abrir uma porta de entrada e permitir que esses colonizantes se tornem agentes infecciosos", detalha.
A médica afirma que bactérias da pele podem causar infecções sérias e o mais surpreendente é que nem sempre é necessário ter um machucado visível para que a infecção se instale. Algumas bactérias conseguem penetrar camadas mais profundas da pele por meio de traumas leves ou até pancadas.
"Para estafilococos, particularmente, às vezes nem é necessária uma porta de entrada visível. Ele coloniza anexos da pele, como glândulas sudoríparas e raízes de pelos. Um trauma fechado pode fazer com que a bactéria se transloque e cause infecção ou até entre na corrente sanguínea", diz a infectologista.
Que tipos de infecções podem surgir nesses casos?
O quadro relatado por Miley pode estar ligado a bactérias altamente patogênicas e produtoras de toxinas, segundo a médica. Elas não apenas atingem a superfície da pele, mas também podem se espalhar, gerando situações graves.
"Essas bactérias podem causar infecção nas camadas mais profundas, com coleções de pus, abscessos e, eventualmente, necrose, o que chamamos de fasciite necrosante", afirma.
A médica ainda afirma que necrose por contato com superfícies públicas não é comum, mas não está fora de possibilidade. O agravamento de uma infecção de pele depende de diversos fatores, como o micro-organismo envolvido e, principalmente, o estado de saúde do paciente.
"Infecções de pele e partes moles sempre podem evoluir para lesões mais graves, como abscessos ou fasciite necrosante. Isso não está necessariamente ligado a ambientes públicos. Pacientes com imunidade comprometida, como diabéticos ou pessoas com doenças crônicas, têm maior risco", explica a infectologista.
Além disso, a médica cita exemplos mais extremos, como a síndrome de Fournier, uma forma rara e agressiva de infecção que pode acometer a região genital e perineal, causada por bactérias que vivem no intestino do próprio paciente.
"Portanto, muitos são os fatores que podem levar a complicações em infecções de pele e partes moles, e isso não está necessariamente ligado ao fato de o patógeno ter vindo de um ambiente público", conclui.
Leia também: Miley Cyrus chora em homenagem na Disney: ‘Orgulhosa de ser Hannah Montana’


