Corpo de Preta Gil será levado em cortejo até o cemitério para cremação
Caras

O último adeus para a cantora Preta Gil acontecerá nesta sexta-feira, 25, no Rio de Janeiro com o velório, cortejo e cerimônia de cremação. Saiba como será:
O velório de Preta Gil acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro das 9h às 13h e será aberto ao público. Logo depois, a Prefeitura informou que realizará um cortejo pelas ruas da cidade com o caixão da artista até o cemitério.
O cortejo passará pelo circuito de megablocos do carnaval, já que o local ganhou o nome dela em sua homenagem. Na sequência, a família e os amigos próximos vão participar da cerimônia de cremação do corpo dela.
Por causa do cortejo, várias ruas no Rio de Janeiro ficarão fechadas para a segurança dos fãs que vão se despedir da cantora.
A morte de Preta Gil
Preta Gil morreu aos 50 anos no dia 20 de julho de 2025 enquanto estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental contra o câncer. Ela foi diagnosticada em 2023 com um tumor colorretal e realizou cirurgias e tratamentos com quimioterapia contra a doença. Porém, ela teve metástases em 2024 e retomou o tratamento, mas seu caso se agravou e ela não tinha mais possibilidade de tratamento no Brasil. Em maio de 2025, a estrela viajou para os Estados Unidos para buscar novos tratamentos por lá, mas seu caso se agravou e ela veio à óbito.
A declaração do filho de Preta Gil
Filho único da cantora Preta Gil, Francisco Gil comoveu ao falar pela primeira vez sobre a morte da mãe. Na noite desta terça-feira, 22, dois dias após perdê-la, ele fez um post emocionante sobre como foi a despedida deles.
"Na nossa última noite juntos, você dormia e eu acompanhava cada respiração sua. você segurava minha mão com força… E eu sem entender de onde você tava tirando aquela força. Já faz muito tempo que venho tentando entender de onde vem essa sua força toda.. E agora entendo. O motor da sua vida sempre foi amar e amar sempre foi o seu maior dom. O amor sempre foi ação pra você… Nunca se estagnou. Você foi implacável amando. Sua força vinha da vontade de viver, de ver a sua neta sol de maria crescer e vinha da gente que estava lutando junto com você. De um país inteiro que torceu… E assim lutou junto também. Esse amor também chegou pra todos nós. a rede de apoio mais linda, que você construiu", disse ele.
Leia também: Herança de Preta Gil: Direitos autorais das obras ficarão com seu herdeiro
E completou: "A sua compulsão era a generosidade. Ter o seu amor foi um impacto grande pra qualquer um e eu nunca me incomodei de dividir ele com ninguém, porque foi você quem me ensinou que o amor não se limita. E você amou tanto… tanto. Você foi — e será sempre — tão amada, mãe. que privilégio ter vindo pra esse mundo de dentro de você. Minha melhor amiga. Eu tava com muito medo… mas determinado a encarar tudo com você. E a gente encarou, mesmo com você tentando me poupar. Eu me despedi de você e tentei fazer com que você não percebesse… Claro que você percebeu. E claro que esperou que eu fizesse isso pra poder partir. Você sorriu, e eu nunca vou esquecer desse sorriso. Seu olhar tinha muito mistério… Mas entendi. A gente sempre se entende… Assim como nesse exato instante. No seu adeus tinha também um até logo. Presença absoluta que agora só muda de perspectiva".
Por fim, ele afirmou: "Seu olhar também tinha a curiosidade de sempre… E muita coragem pra encarar o que estivesse por vir. E foi assim que você deu seu jeito de me proteger e me deixar seguro de que — como sempre — você sabia bem o que tava fazendo. O seu tempo foi esse… E foi intenso. Como disse seu pai pra mim depois de você partir: “que agora venham os 50 bilhões de anos…”. Estenda-se infinito, mãezinha. A gente que é de axé sabe que a morte não é um fim. As fotos são dessa última semana. a primeira foi a última com a sol, e a segunda foi a nossa última foto".
A morte de Preta Gil
Preta Gil morreu aos 50 anos neste domingo, 20, enquanto estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental contra o câncer. Ela foi diagnosticada em 2023 com um tumor colorretal e realizou cirurgias e tratamentos com quimioterapia contra a doença. Porém, ela teve metástases em 2024 e retomou o tratamento, mas seu caso se agravou e ela não tinha mais possibilidade de tratamento no Brasil. Em maio de 2025, a estrela viajou para os Estados Unidos para buscar novos tratamentos por lá, mas seu caso se agravou e ela veio à óbito.
A família da cantora Preta Gil falou pela primeira vez sobre a morte dela. Na noite deste domingo, 20, os representantes dos familiares fizeram um post no Instagram de Gilberto Gil e Flora Gil, pai e madrasta de Preta, para confirmar a morte de forma oficial.
Além disso, os familiares informaram que estão realizando os procedimentos necessários para que o corpo de Preta Gil volte ao Brasil para as despedidas finais. Porém, as datas de velório e sepultamento ainda não foram definidas.
"É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais de imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, informaram.
