Ex–astro do K‑pop morre de leucemia: médico destaca principais sintomas

Caras






A indústria cultural foi abalada com o anúncio da morte de Jaehyun, ex-integrante do grupo de K-pop F.ABLE, o jovem faleceu aos 23 anos, após luta contra uma leucemia. O Dr. Jorge Abissamra aponta detalhes do diagnóstico e faz um alerta sobre a importância da atenção a sinais precoces em jovens adultos.
O que a medicina diz?
O oncologista Dr. Jorge Abissamra, consultado pela CARAS Brasil, explicou que a leucemia é caracterizada pela proliferação desordenada de glóbulos brancos na medula óssea, prejudicando a capacidade do sangue de defender o organismo, coagular adequadamente e transportar oxigênio. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, houveram 474.519 novos casos de leucemia em 2020, consolidando-a como o 13º tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres.
Ponto de atenção
Dr. Abissamra alerta que embora seja raro, casos agressivos podem evoluir com rapidez em jovens adultos, especialmente se o diagnóstico ou o tratamento for tardio ou houver resistência terapêutica.
Ainda segundo o oncologista, sintomas como cansaço extremo, febre persistente, hematomas sem motivo aparente e perda de peso devem sempre ser investigados. Quando diagnosticada cedo, a leucemia pode ter bom prognóstico.
Avanços e desafios no tratamento
Apesar de o prognóstico variar conforme o tipo da leucemia, o especialista aponta que, com diagnóstico precoce, tratamentos como quimioterapia, imunoterapia, terapias-alvo e até transplante de medula óssea têm oferecido boas chances de cura.
Fatores como o tipo exato da leucemia, a velocidade da progressão e o tempo até o diagnóstico continuam sendo decisivos. É importante campanhas de conscientização voltadas a públicos jovens, já que sintomas podem ser confundidos com quadros menos graves.
Leia mais em: Ex-estrela do K-pop morre após luta contra a leucemia e médico alerta: 'Incomum'
FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO À CARAS BRASIL NAS REDES SOCIAIS:


