Médica explica quadro que atingiu Simaria Mendes: 'Pode se espalhar'

Caras






Simaria Mendes (42) já enfrentou o diagnóstico de tuberculose ganglionar duas vezes —na segunda, em 2018, ela precisou ficar internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar a doença. Entenda a seguir o que é o quadro e suas principais causas.
Em entrevista à CARAS Brasil, a pneumologista Maria Cecília Maiorano explica que a doença que atingiu Simaria é uma forma de tuberculose, doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões, porém, neste caso surge em outra parte do corpo.
"A tuberculose ganglionar é uma forma de tuberculose que atinge os gânglios linfáticos, que são estruturas do sistema de defesa do corpo. Ela é uma das formas mais comuns de tuberculose fora dos pulmões", explica a especialista.
"A causa é a infecção pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, a mesma bactéria que provoca a tuberculose pulmonar. A transmissão ocorre pelo ar, após contato próximo com uma pessoa portadora de tuberculose pulmonar. A bactéria da tuberculose pode se espalhar pelo corpo e atingir os gânglios linfáticos, principalmente em pessoas com imunidade baixa", completa.
Em 2023, a artista contou em entrevista ao portal Quem que, desde que enfrentou o quadro pela segunda vez, passou a viver sob alerta em relação à doença. "Se minha imunidade abaixa, se eu fico sem comer, se eu durmo no horário errado, tudo isso implica para que minha imunidade caia e ela possa voltar. Por isso reduzi a quantidade de shows e tive todo o cuidado."
À época, ela também explicou que devido a intensa rotina de shows que fazia com a irmã, Simone Mendes (40), sentia que sua imunidade ficava mais baixa e, por isso, repensou sua rotina para cuidar da saúde e evitar o quadro.
Leia mais em: Simaria expõe detalhes de primeiro show com Simone após dois anos: 'Saudade'
CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE SIMARIA EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:


