Home
Entretenimento
Ainda Estou Aqui está na shortlist do Oscar: o que isso significa?
Entretenimento

Ainda Estou Aqui está na shortlist do Oscar: o que isso significa?

publisherLogo
Cinebuzz
18/12/2024 15h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16422558/original/open-uri20241218-17-bzk9yx?1734536114
©Divulgação/Sony Pictures
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles (Central do Brasil), apareceu na shortlist da categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025, aumentando a possibilidade do Brasil voltar a ser indicado à categoria. Mas o que isso significa?

Retorno após 16 anos

Em primeiro lugar, o feito do drama faz com que o Brasil volte a aparecer na shortlist após 16 anos. A última vez aconteceu em 2008, com O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, que também aborda a ditadura. No entanto, o longa de Cao Hamburger não conseguiu figurar entre os 5 indicados finais.

Nova fase de campanha

Com um cenário mais claro e garantido entre os 15 pré-indicados, Ainda Estou Aqui consegue visualizar seus concorrentes e, agora, é esperado que a Sony Pictures Classics, distribuidora internacional do longa, foque em uma nova fase da campanha.

O filme entrará em cartaz nos Estados Unidos apenas no dia 17 de janeiro, data que coincide com o anúncio dos indicados ao Oscar 2025. Até lá, sessões para os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e outros tipos de evento com nomes do elenco e da produção devem acontecer.

Quem são os concorrentes?

A lista conta com as produções aptas para a próxima etapa de avaliação da categoria de Melhor Filme Internacional conta com 15 filmes, sendo que Ainda Estou Aqui é o único representante da América Latina. Confira:

  • Ainda Estou Aqui - Brasil
  • Une Langue Universelle - Canadá
  • Ondas - Tchéquia
  • A Garota da Agulha - Dinamarca
  • Emilia Pérez - França
  • A Semente do Fruto Sagrado - Alemanha
  • Snerting - Islândia
  • Kneecap - Música de Liberdade - Irlanda
  • Vermiglio - Itália
  • Straume - Letônia
  • Armand - Noruega
  • From Ground Zero - Palestina
  • Dahomey - Senegal
  • Como Ganhar Milhões Antes que Avó Morra - Tailândia
  • Santosh - Inglaterra

Quem escolhe os indicados?

A escolha pelos indicados à categoria de Melhor Filme Internacional passa por dois comitês especializados. O primeiro seleciona os 15 pré-indicados listados acima. Depois disso, o segundo comitê irá votar e eleger quais serão os 5 filmes que, de fato, irão competir pela estatueta. Com os 5 filmes eleitos, todos os membros da Academia poderão votar.

Quando saem os indicados ?

A lista completa de indicados ao Oscar 2025, com apenas cinco competidores na categoria de Melhor Filme Internacional, será divulgada em 17 de janeiro.

Grandes chances de indicação

Devido ao seu sucesso em festivais mundo afora e aparecimento em diversas listas de previsões feitas por veículos da imprensa internacional, Ainda Estou Aqui é a maior chance de uma indicação do Brasil ao Oscar em muito tempo.

A última vez que um longa brasileiro foi indicado em Melhor Filme Internacional aconteceu em 1999, com Central do Brasil, do mesmo Walter Salles. De lá pra cá, o Brasil só apareceu uma vez na shortlist, com o já citado O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.

Qual é a história de Ainda Estou Aqui?

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e ambientado no Brasil de 1971, durante a ditadura militar,Ainda Estou Aqui conta a história da mãe do autor, Eunice Paiva, que foi obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido foi sequestrado e desapareceu durante a ditadura militar.

Quem está no elenco do filme?

O filme é protagonizado por Fernanda Torres (Tapas e Beijos), Fernanda Montenegro (O Auto da Compadecida) e Selton Mello (O Palhaço). O elenco ainda traz nomes Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Deserto Particular), Humberto Carrão (Marighella), Marjorie Estiano (Sob Pressão) e Valentina Herszage (Hebe - A Estrela do Brasil).

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também