Primeira edição do Festival de Carazinho elege vencedores e homenageia Adélia Sampaio
Cinebuzz

Em cerimônia realizada na última terça-feira (18), o Festival Internacional de Cinema de Carazinho revelou os vencedores da sua primeira edição. Neste ano, sob o tema “Pioneirismo Feminino: Enaltecendo Alice Guy-Blaché”, que homenageia a inventora do cinema narrativo, o festival criado e dirigido por Yasmin Martins Mendes e Diego Esteve celebrou produções realizadas por mulheres e histórias com protagonismo feminismo.
Um Lobo Entre os Cisnes, longa inspirado na história real do bailarino Thiago Soares, foi o grande vencedor da noite, com cinco Carás de Ouro, incluindo o de Melhor Filme: “Eu estou sem palavras. Muito emocionada, muito feliz. Mas é importante lembrar que um filme é feito por muitas pessoas, então esses cinco prêmios são para muito mais do que cinco pessoas. Cinema é feito por muita gente e eu tenho muito orgulho do cinema brasileiro”, celebrou a codiretora do longa, Helena Varvaki, à Rolling Stone Brasil, parceira de CineBuzz.

Com o prêmio Life Achievement, o festival celebrou a carreira de Adélia Sampaio, que fez história ao se tornar a primeira mulher negra a dirigir um longa de ficção no Brasil: “Em qualquer lugar onde surgir uma ligação com o cinema, eu vou estar lá. Cinema não é outra coisa além de amor. Amar é isso. Amar é fazer cinema também”, afirmou a cineasta.
Ao receber o seu Cará de Ouro, Adélia — que se recusou a ser referida como “dona” ou “senhora” e foi aplaudida de pé por todos os presentes — celebrou o legado que construiu no cinema:
“São recordações que nós vamos deixando pela vida afora. Os meus netos assistem [aos filmes] hoje e dizem: ‘Vovó, você fazia isso?’ Para eles, é muito estranho, mas o cinema não pode morrer. Coisas como essas, que estão ocorrendo aqui, provam que o cinema vai prosseguir”, declarou.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, o Festival de Carazinho também estendeu a homenagem e o prêmio Life Achievement ao diretor Jayme Monjardim, por sua delicadeza na representação de grandes mulheres na TV e no cinema, como a sua mãe, a cantora Maysa, e a revolucionária alemã Olga Benário.
Em seu agradecimento, bastante emocionado, Jayme celebrou o legado de Adélia Sampaio: “Temos aqui pessoas tão importantes, tão representativas do nosso cinema, da nossa arte. Adélia, muito obrigado. Você é nosso exemplo”. O cineasta ainda falou sobre a força para lutar pelo cinema, mesmo com todas as dificuldades:
“Eu me sinto emocionado, porque o que a gente faz é muito difícil. Não é fácil. Um filme não é fácil. Contar uma história não é fácil. Vocês não sabem, no fundo, o que a gente sente no coração. A gente dorme pensando como que a gente vai contar a nossa história”, declarou. “A arte é o que conta a história do nosso país. Nós somos frutos de uma cultura. Então, eu acho muito importante estarmos reunidos para celebrar a arte. Muito obrigado.”

Confira todos os vencedores da primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Carazinho:
- Melhor Filme:
- Um Lobo Entre os Cisnes
- Atriz Protagonista:
- Mel Lisboa, por Atena
- Atriz Coadjuvante:
- Julia Lund, por Ezequiel & Estevão
- Ator Protagonista:
- Matheus Abreu, por Um Lobo Entre os Cisnes
- Ator Coadjuvante:
- Darío Grandinetti, por Um Lobo Entre os Cisnes
- Direção de Fotografia:
- Carlos André Zalasik, por Passagrana
- Roteiro:
- Camila Agustini e Guillermo Arriaga, por Um Lobo Entre os Cisnes
- Trilha Sonora:
- Fabio Gois, por Passagrana
- Direção:
- Helena Varvaki e Marcos Schechtman, por Um Lobo Entre os Cisnes
- Curta-metragem:
- Vespas
- Animação:
- O Armário Interior
- Documentário:
- Travessia
- Menção Honrosa – Direção de Arte:
- Ronald Teixeira, por Ezequiel & Estevão
- Menção Honrosa – Filme de Estreia:
- Palácio Mon Amour
Ver essa foto no Instagram
LEIA A MATÉRIA ORIGINAL EM: Primeira edição do Festival de Carazinho elege vencedores e homenageia Adélia Sampaio
