Home
Entretenimento
Renata Del Bianco, ex-Chiquitita, é apontada como 'laranja' em fraude eleitoral pelo MP
Entretenimento

Renata Del Bianco, ex-Chiquitita, é apontada como 'laranja' em fraude eleitoral pelo MP

publisherLogo
Contigo!
09/05/2025 15h01
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16522490/original/open-uri20250509-18-1dxtrmx?1746805597
©Reprodução/ Instagram e SBT
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A atriz Renata Del Bianco, conhecida por seu papel em "Chiquititas", está no centro de uma polêmica envolvendo as eleições municipais de 2024 em São Paulo. De acordo com o Ministério Público Eleitoral (MPE), ela seria uma "candidata laranja", usada pelo Partido Progressista (PP) para cumprir a exigência da cota de gênero, que determina que 30% das candidaturas sejam de mulheres. Renata, que obteve apenas 121 votos e não fez nenhuma movimentação de campanha, é apontada como parte de uma suposta fraude.

Posição do Ministério Público

O MP explica que o PP teria registrado várias candidaturas femininas com o único objetivo de cumprir a lei, sem a intenção de realmente promover as candidatas nas eleições. No caso de Renata, além da ausência de postagens de campanha e movimentação financeira, sua votação foi considerada irrelevante para os padrões eleitorais. Ela não realizou atos de campanha e nem recebeu recursos para promover sua candidatura.

O PP lançou 37 candidatos à Câmara Municipal, sendo 24 homens e 13 mulheres. Desses, cinco candidatas receberam votações baixíssimas e não apresentaram qualquer esforço de campanha, o que levanta suspeitas sobre a validade dessas candidaturas. O MP está solicitando, além da cassação dos mandatos de vereadores eleitos pelo partido, a nulidade dos votos obtidos por meio dessas candidaturas e a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário.

Sobre Renata Del Bianco

Renata Del Bianco é uma atriz e apresentadora brasileira, famosa por interpretar Vivi na primeira versão da novela Chiquititas, exibida pelo SBT em 1997. Após o sucesso na infância, ela se afastou da televisão e formou-se em Medicina Veterinária pela UNISA em 2012. Em 2013, retornou à TV como apresentadora do programa Morning Show, na RedeTV!, e, em 2021, integrou o elenco do humorístico A Praça é Nossa, do SBT. Recentemente, ela tem se dedicado ao podcast Tudo Tudo Pod, no YouTube.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também