Revista americana aponta Wagner Moura como forte candidato para o Oscar

Contigo!






A revista americana Variety divulgou uma análise inicial das possíveis produções que podem concorrer ao Oscar 2026, e o Brasil aparece entre os destaques com o filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. A publicação aponta a produção como uma forte candidata nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator, com Wagner Moura no papel principal. O filme, inclusive, figura em 17º lugar na lista de prováveis concorrentes ao principal prêmio da noite: Melhor Filme.
A atuação de Wagner Moura, elogiada no Festival de Cannes 2025, é vista como uma das mais marcantes do ano. Ele conquistou o prêmio de Melhor Ator, enquanto Kleber Mendonça Filho foi reconhecido com o prêmio de Melhor Direção. Apesar disso, o diretor ainda não aparece entre os nomes cotados para a categoria de Melhor Direção no Oscar. Vale lembrar que essa lista é apenas preliminar e se baseia em produções já exibidas em Cannes, que estrearam nos cinemas ou que estão cercadas de expectativas por seus elencos ou diretores.
Para representar o Brasil na corrida por uma vaga em Melhor Filme Internacional, o longa ainda precisa ser selecionado pela Academia Brasileira de Cinema. A decisão deve ocorrer nos próximos meses e O Agente Secreto disputará a vaga com outros títulos nacionais, como aconteceu com Ainda Estou Aqui em 2024. A estreia oficial do longa no Brasil está marcada para 6 de novembro, com sessões especiais previstas entre setembro e outubro.
SOBRE O QUE É O FILME?
Ambientado no Recife de 1977, O Agente Secreto é um thriller político protagonizado por Marcelo (Wagner Moura), um técnico em tecnologia que tenta escapar de seu passado sombrio e reencontrar a paz em sua cidade natal. O elenco conta com grandes nomes do cinema brasileiro como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Hermila Guedes. A produção é uma coprodução internacional com empresas do Brasil, França, Holanda e Alemanha, e já foi selecionada para mais de 20 festivais ao redor do mundo. No Brasil, será distribuída pela Vitrine Filmes e, internacionalmente, pela NEON e MUBI.


