Entenda a cirurgia de feminilização das cordas vocais feita por Maya Massafera

ICARO Media Group TITAN








A influenciadora Maya Massafera publicou um vídeo nesta terça (16) mostrando a transformação de sua voz após passar por duas cirurgias de feminilização das cordas vocais. Segundo Maya, a última cirurgia ocorreu há 15 dias e sua voz ainda está em processo de recuperação.
No vídeo publicado, a influenciadora explicou que sua voz estará 'pronta' daqui a dois meses e meio, ou seja, três meses após a realização da cirurgia. A cirurgia de feminilização vocal é uma alternativa para mulheres trans que desejam tornar sua voz mais aguda, além dos efeitos já proporcionados pela hormonioterapia.
A mudança no tom da voz está diretamente relacionada com a frequência dos sons emitidos pelas cordas vocais. A técnica mais utilizada para elevar essa frequência em mulheres trans é a glotoplastia, um procedimento cirúrgico que envolve a sutura das cordas vocais para reduzir seu comprimento e, consequentemente, sua área de vibração.
Entretanto, é necessário seguir um período de repouso vocal absoluto por pelo menos sete dias após a cirurgia. Pessoas que têm compromissos vocais importantes, como professores, palestrantes ou pessoas que precisam falar muito durante suas atividades profissionais, devem se afastar por aproximadamente 30 dias.
Além do silêncio durante os primeiros dias, também são necessários outros passos para uma boa recuperação vocal, como a terapia de voz, realizada com a ajuda de um fonoaudiólogo, com exercícios específicos para ajustar a altura, a ressonância, o tom e outros aspectos da voz.



