Paulo José Pereio: legado para o cinema brasileiro e homenagens
ICARO Media Group TITAN

O mundo do cinema e das artes está de luto pela perda do renomado ator brasileiro Paulo José Pereio. O corpo do ator gaúcho, falecido na tarde do último domingo (12) aos 83 anos, tem a cerimônia de velação nesta segunda-feira (13) até as 15 horas no cinema Estação Net Rio, Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, e o enterro será no mesmo bairro, no cemitério São João Batista, às 16h30.
A notícia da morte do ator foi anunciada através das redes sociais por sua ex-esposa, Cissa Guimarães, e também recebeu homenagens da atriz Sônia Braga.
Cissa Guimarães, que foi casada com Pereio durante os anos 1970 e 1980, expressou sua tristeza em uma postagem em rede social, relembrando o relacionamento e a família que construíram juntos. Ela escreveu: "Fizemos filhos e história, meu amor, e agora temos nossos netos lindos para continuar nosso amor, que será sempre eterno! Brilhe, como sempre, nos palcos e telas do céu, para que todos nós sejamos abençoados pelo seu talento, sua verdade e sua coragem! Te amo e te reverencio!".
Sônia Braga, que contracenou com Pereio no filme "Eu te amo" (1981), dirigido por Arnaldo Jabor, prestou sua despedida em uma publicação cheia de admiração. A atriz relembrou o momento em que conheceu o ator, aos 18 anos, durante uma palestra para atores. Ela escreveu: "Nunca tinha visto ninguém assim tão sedutor, pronunciando cada palavra exageradamente para que aquela plateia de atores iniciantes o amassem para sempre. Funcionou, pois foi assim que comecei a amar o Pereio".
Paulo José Pereio foi um dos grandes nomes do cinema brasileiro, estrelando em mais de 60 longas-metragens ao longo de sua carreira. Ele trabalhou com renomados cineastas como Glauber Rocha, Arnaldo Jabor, Neville D'Almeida, Hector Babenco, Ruy Guerra, Cacá Diegues e Lírio Ferreira. Nos últimos anos, atuou no filme "Sangue Azul", dirigido por Lírio Ferreira e filmado em Fernando de Noronha.
Além do cinema, Pereio também deixou sua marca no mundo publicitário, sendo uma referência na TV e no teatro. Sua presença nas telas será sempre lembrada pelo talento e pela verdade que imprimiu em cada personagem. Seu legado ficará eternizado na memória do público e na história do cinema brasileiro.
