Criminosos receberam dinheiro pela série Tremembé? Entenda a polêmica
Mais Novela

A estreia da série Tremembé no Prime Video, na última sexta-feira (31), reacendeu debates sobre a exposição de criminosos famosos e se eles poderiam lucrar com a produção. Entre os casos retratados estão Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, todos condenados por crimes de grande repercussão no Brasil.
No podcast OdeioCinema deste domingo (2), o elenco esclareceu as dúvidas do público. Os atores Kelner Macêdo, intérprete de Christian Cravinhos, e Letícia Rodrigues, que vive Sandrão, garantiram: “Não, os condenados não recebem nada em nenhum momento que eles são mencionados”. Eles explicaram que a série se baseia em obras públicas, acessíveis a qualquer cidadão, e que não há pagamento automático aos retratados. A Justiça brasileira também reforça que reproduzir fatos públicos não exige autorização e não gera remuneração.
Fatos públicos vs. lucro
Entre os casos abordados, Suzane von Richthofen e os irmãos Cravinhos, Elize Matsunaga, Sandra Regina Ruiz Gomes (Sandrão) e o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá tiveram suas rotinas e crimes retratados, sem qualquer compensação financeira. A série detalha os acontecimentos e prisões, incluindo regimes fechado, semiaberto e aberto.
O foco da produção é contar a história com base em fatos públicos, sem gerar ganhos para os condenados. Conforme reforçou o elenco: “São obras, não são fatos que estão nos altos do Ministério Público para todo cidadão que quiser investigar e ter acesso”, garantindo que o conteúdo cumpre critérios legais e jornalísticos, sem remunerar os envolvidos.
Leia também: Alexandre Nardoni e Ana Jatobá estão juntos depois de deixarem Tremembé? Saiba o que aconteceu


