Médica explica por que Edu Guedes não fará quimio e radioterapia após câncer: ‘Decisão’
Mais Novela

Edu Guedes já está em casa após passar pela cirurgia para retirar o câncer no pâncreas. Entretanto, de acordo com a equipe do chefe de cozinha, ele não precisará fazer quimioterapia ou radioterapia, procedimentos comuns após o diagnóstico da doença
“Edu Guedes terá de fazer algumas mudanças na sua rotina e dieta específica, mas não precisará de radioterapia nem quimioterapia”, informou a equipe do apresentador, de acordo com o portal LeoDias. Aliás, em entrevista à Quem, a oncologista Maria Cecília Mathias revelou o motivo de Edu não precisar fazer os tratamento.
“Quando o tumor é diagnosticado muito precocemente, pode ter o comportamento biológico mais indolente e a cirurgia consegue remover totalmente a doença (com margens livres e sem invasão linfonodal, por exemplo), a equipe médica pode optar por não fazer quimioterapia ou radioterapia”, explicou ela.
Mas já é possível falar em remissão, mesmo após a cirurgia? “Logo após a cirurgia, se o tumor foi retirado por completo, com margens livres e sem sinais de doença à distância, considera-se que o paciente está sem evidência de doença. Mas é importante lembrar que o acompanhamento é fundamental, porque o risco de recidiva existe. A remissão, portanto, não é o mesmo que cura imediata — é um sinal muito positivo, mas que precisa de vigilância ao longo do tempo”, disse ela.
Ver essa foto no Instagram