Menina de 11 anos com autismo morre após queda em mirante famoso no RS
Mais Novela

Uma tragédia abalou o turismo da Serra Gaúcha nesta quinta-feira, 10, quando a pequena Bianca Zanella, de apenas 11 anos, caiu de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS), e morreu na hora. A menina, natural de Curitiba (PR), tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com o Corpo de Bombeiros, e estava em passeio com os pais quando se afastou e correu em direção à borda do penhasco. O local, que não possui proteção física contínua, foi palco de um acidente fatal.
Segundo o secretário de Turismo da cidade, a família caminhava em direção a um banco na área do mirante quando a menina se desgarrou e se aproximou da borda. O pai tentou impedi-la, mas não conseguiu evitar a queda. Bianca despencou de uma altura estimada em 70 metros, caindo em uma área de difícil acesso.
A operação de resgate mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Batalhão de Aviação e até um drone para localizar a vítima. No entanto, o tempo instável e a neblina impossibilitaram o uso de aeronaves, o que obrigou os socorristas a recorrerem a técnicas de escalada e descida com cordas. O corpo de Bianca foi localizado às 17h30 com ajuda do drone, mas só pôde ser alcançado por volta das 23h. Ela já estava sem vida.
O local do acidente, embora muito procurado por turistas, não conta com cercas de proteção em toda a extensão da borda. Mesmo com placas de orientação e trilhas autoguiadas, o terreno acidentado da região representa riscos. Agora, o caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias (IGP), que investigam as circunstâncias da morte.
Veja momentos do resgate:
Ver essa foto no Instagram

