5 curiosidades sobre o Grammy, a premiação mais importante da música
Recreio
Neste domingo, 1, acontece a 68ª edição do Grammy Awards, a premiação mais importante da indústria da música. A luxuosa cerimônia tem início previsto para as 21h30 (horário de Brasília), com transmissão no Brasil pelo canal por assinatura TNT, e pela plataforma de streaming HBO Max.
Antecipando a tão esperada noite, que pode premiar nomes como Rosé, do BLACKPINK, e os grupos KATSEYE e HUNTR/X, da animação “Guerreiras do K-Pop”, confira 5 curiosidades sobre o Grammy que a RECREIO separou!
1. Primeira edição
A primeira edição do Grammy aconteceu no ano de 1959, quando membros da elite musical da época, composta por nomes como Frank Sinatra e Sammy Davis Jr., se reuniram no Grand Ballroom de Beverly Hilton para a entrega de 28 prêmios.
2. Primeiro grupo de k-pop indicado
Hoje em dia, o k-pop é um verdadeiro fenômeno mundial — mas só passou a ser reconhecido pelo Grammy há poucos anos. O primeiro grupo do pop coreano a ser indicado na renomada premiação foi o BTS, no ano de 2021, quando concorreram na categoria de Melhor Performance Pop Duo/Grupo pelo single “Dynamite”. Desde então, o conjunto já foi indicado em mais dois anos: 2022, com as músicas “Butter” e “Yet To Come”, e em 2023, com a faixa “My Universe”, colaboração com a banda Coldplay.
3. A criação das estatuetas
Há 40 anos, o famoso gramofone dourado é desenvolvido por John Billings, o “Grammy Man”, artista responsável por confeccionar todos os prêmios que serão entregues na noite. As estatuetas são feitas à mão por John e sua equipe, sendo feitas de um metal especial chamado Grammium, e revestidas com ouro 24 quilates. Ao total, cada prêmio leva cerca de 15 horas para ser produzido.
4. Quem é a pessoa mais premiada?
A pessoa que levou mais prêmios na história do Grammy é Beyoncé, que, ao longo de sua carreira, já conquistou 35 gramofones. Além de recorde de vitórias, a voz de “Single Ladies” também é recordista em indicações: até o momento, ela já foi indicada por 99 vezes.
5. Diferença entre “Música do ano” e “Gravação do Ano”
Sim, existe uma diferença entre as duas categorias — e a resposta está exatamente em quem irá receber o prêmio! Em Música do Ano, é avaliada a composição dessa música, premiando os compositores responsáveis pela faixa, enquanto Gravação do Ano reconhece os engenheiros, produtores e os artistas que interpretam a canção.


