Afinal, por que o One Direction chegou ao fim?

Recreio








Há exatos 15 anos, durante a edição britânica do reality show musical “The X Factor”, era formada uma das maiores boybands de todos os tempos: o One Direction. Composto por Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson, Niall Horan e Liam Payne, o quinteto, apesar de não ter ganhado o programa, conseguiu conquistar o mundo, e carrega uma enorme legião de fãs até hoje.
A formação, que foi um verdadeiro fenômeno global e dominou os charts musicais da década de 2010, permaneceu em atividade por apenas seis anos, visto que, em 2016, o grupo deu início ao que seria um “hiato temporário de 18 meses”, mas que se estende até os dias atuais.
Mas, por que o One Direction se separou?
Tudo começou a desandar ainda em março de 2015, quando Zayn Malik anunciou que estaria deixando a formação para “relaxar e ter um tempo de privacidade fora dos holofotes”, conforme explicou o cantor em um comunicado divulgado na época.
Apesar de sua saída, o One Direction continuou como um grupo de quatro integrantes, e lançou o disco “Made in the A.M.” em novembro do mesmo ano — o que seria o último álbum do conjunto.
Já em 2016, por meio do antigo Twitter (atual X), Niall anunciou que o grupo daria início a uma “merecida pausa”, mas que isso não significava que eles estavam terminando. A última vez em que o grupo subiu ao palco como One Direction foi em 31 de outubro do mesmo ano, durante o último show da turnê “On the Road Again”, realizado em Sheffield, na Inglaterra.
Com a pausa, cada integrante passou a se dedicar em sua carreira solo, mas nunca negaram a possibilidade de, um dia, se reunirem novamente — com exceção de Zayn que, por alguns anos, ainda tentou se distanciar da imagem da banda, mas, eventualmente, acabou mudando a mentalidade.
O hiato, que deveria ser de apenas um ano, perdura até hoje. De acordo com a Us Weekly (via Billboard Brasil), fontes próximas ao grupo afirmam que os integrantes apenas optaram por não renovar o contrato após o fim da turnê, pois estavam “exaustos e querem carreiras solo”.
Com o passar dos anos, em determinadas ocasiões, os integrantes se reencontravam em diferentes eventos, e sempre faziam questão de compartilhar o reencontro com os fãs nas redes sociais, além de frequentemente demonstrar apoio aos seus projetos solo.
No entanto, infelizmente, em outubro de 2023, o mundo Directioner (nome do fandom do One Direction) foi abalado com a trágica notícia do falecimento de Liam Payne, aos 31 anos, após cair da varanda de um hotel na Argentina.
A tragédia abalou o mundo da música, principalmente os fãs e integrantes, que fizeram questão de realizar inúmeras homenagens ao artista. Durante o funeral, realizado em novembro, Harry, Niall, Louis e Zayn compareceram à cerimônia privada realizada em Amersham, na Inglaterra, onde se despediram pela última vez do amigo.
No início deste ano, uma fonte da indústria da música revelou ao jornal britânico The Sun que o quarteto deveria se reunir na premiação Brit Awards para prestar uma homenagem a Liam.
De acordo com o veículo, a ideia era de que a performance contasse com “uma mistura de apresentações, montagens de fotos e vídeos de bom gosto e uma orquestra ao vivo”. Apesar da homenagem ter acontecido, Harry, Zayn, Niall e Louis não compareceram à premiação. Segundo rumores, os integrantes optaram por não participar pois não queriam tirar o foco da homenagem a Liam.
O post Afinal, por que o One Direction chegou ao fim? apareceu primeiro em Recreio.



