Além da Disney: 5 outras adaptações de Tarzan para você assistir

Recreio








A história de Tarzan, o homem-macaco criado por Edgar Rice Burroughs em 1912, se consolidou como um dos ícones mais populares da literatura e do audiovisual. O personagem já foi retratado em mais de duzentas produções, incluindo filmes, séries e programas de televisão, que exploraram tramas de ação, aventura, ficção científica, animação e até terror.
Embora a versão da Disney, lançada em 1999, seja a mais conhecida pelo público recente, o ‘Rei da Selva’ recebeu diversas adaptações ao longo das décadas. Essas produções abordaram desde a origem do personagem até releituras modernas, reforçando a figura do Tarzan na cultura popular.
Pensando nisso, reunimos cinco longas-metragens que contam histórias diversas sobre o personagem!
1. Tarzan o Homem Macaco (1932)

Lançado em 1932, “Tarzan o Homem Macaco” é considerado por parte da crítica a primeira grande representação do personagem, recebendo aprovação de 94% no Rotten Tomatoes. A produção icônica, estrelada pelo ator e nadador Johnny Weissmuller, se tornou um sucesso de bilheteria e se estabeleceu como a representação definitiva de Tarzan para toda uma geração.
Sinopse: “Um comerciante e sua filha partiram em busca do lendário cemitério de elefantes na África profunda, apenas para encontrar um homem selvagem criado por macacos.”
Onde assistir: Não está disponível em streamings.
2. Greystoke: A Lenda de Tarzan, O Rei da Selva (1984)

O filme “Greystoke” é uma adaptação de Tarzan que se aprofunda na origem do personagem, se baseando diretamente nos livros de Burroughs, ao explorar o conflito interno de um homem que foi criado por macacos, mas que é, ao mesmo tempo, o herdeiro de uma linhagem aristocrática.
Sinopse: “No século XIX, um navio naufraga perto da selva africana e um casal consegue chegar em terra firme. A mulher estava grávida e tem seu filho em uma casa nas árvores. Algum tempo depois os pais do menino são mortos por animais e ele é criado por uma macaca, que tinha perdido seu filhote. Ele cresce como se fosse um símio, mas após 20 anos ele é descoberto e volta a civilização, onde é herdeiro de uma grande fortuna. Mas a adaptação com esta nova realidade é estranha demais para ele.”
Onde assistir: Prime Video (aluguel).
3. Tarzan e a Cidade Perdida (1998)

“Tarzan e a Cidade Perdida”, de 1998, é uma produção que se baseia em uma das histórias do personagem na qual ele busca uma cidade ancestral. A produção se concentra em uma aventura, homenageando os filmes de aventura das décadas passadas, tornando o Tarzan em um herói que luta para proteger sua família e a cidade.
Sinopse: “Na noite de seu casamento, John Clayton ou Tarzan (Casper Van dien) é informado pelo feiticeiro Mugambe (Winston Ntshona) que sua terra natal está em perigo. Segundo as visões de Mugambe, há um caçador de tesouros chamado Ravens (Steven Waddington) que está em busca da cidade perdida de Opar e com isso está destruindo a selva e seus habitantes locais. Tarzan é o único capaz de impedir Ravens, mas será que Jane (Jane March) conseguirá ficar todo este tempo longe de seu noivo?”
Onde assistir: Não está disponível em streamings.
4. Tarzan: A Evolução da Lenda (2013)

A animação produzida com CGI e por meio da tecnologia de captura de movimento, explora a história do herói de uma forma mais moderna e na relação de Tarzan com Jane. A trama altera a maneira como o casal se conhece ao focar em uma equipe que busca por um meteoro na selva, assim tentando reimaginar a história original para o público contemporâneo.
Sinopse: “Com o tempo, um menino criado por gorilas na se torna Tarzan, o rei da selva. Quando um grupo de mercenários é enviado à floresta, Tarzan precisa enfrentá-los.”
Onde assistir: Globo Play, Telecine e Apple TV.
5. A Lenda de Tarzan (2016)

“A Lenda de Tarzan”, lançado em 2016, apresenta o personagem já estabelecido em sua vida na Inglaterra ao lado de sua esposa. A trama se inicia com Tarzan voltando à sua antiga casa na África, a pedido do Rei da Inglaterra. O enredo, que se concentra em uma conspiração, ao que o protagonista se vê em uma luta por sua família e sua antiga casa, o que o faz retornar ao seu antigo eu.
Sinopse: “Tarzan volta ao Congo para servir como emissário do parlamento, sem saber que é uma armadilha.”
Onde assistir: HBO Max e Prime Video.
O post Além da Disney: 5 outras adaptações de Tarzan para você assistir apareceu primeiro em Recreio.



