Home
Entretenimento
Chaves: a curiosa inspiração por trás do Seu Madruga
Entretenimento

Chaves: a curiosa inspiração por trás do Seu Madruga

publisherLogo
Recreio
16/08/2025 15h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51002/original/Recreio.png?1764196185
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Lançado em 1971, a série mexicana “El Chavo del Ocho”, conhecido no Brasil pelo título “Chaves”, se tornou uma das produções mais amadas pelo público da América Latina, sendo amada por diferentes gerações.

Desenvolvido por Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, o programa acompanha a história de Chaves, um garoto órfão que gosta de se esconder em um barril na vila do Seu Barriga, onde também moram seus amigos, Quico e Chiquinha, além de Seu Madruga, Dona Florinda e Dona Clotilde, a Bruxa do 71.

O seriado chegou ao Brasil em 1984, pela emissora SBT, que exibiu a produção por 36 anos, ajudando na consolidação da trama em território brasileiro. Hoje, a obra pode ser conferida por meio da plataforma de streaming Globoplay.

Com personagens simples e com características que refletem a realidade de milhares de pessoas na América Latina, não foi difícil com que cada telespectador se identificasse facilmente com um personagem.

Mais do que isso, alguns personagens também carregavam detalhes de seus próprios intérpretes, como o Seu Madruga, que, conforme repercutido pelo portal Aventuras na História, teria sido parcialmente inspirado no próprio Ramón Valdés — tanto é que, em sua língua original, o pai da Chiquinha recebe o nome de Don Ramón.

A inspiração por trás do Seu Madruga

Segundo o site F5, da Folha, Estebán Valdés, um dos filhos de Ramón, já chegou a dizer em entrevistas que “a persona de Don Ramón já existia antes de Roberto Gómez Bolaños [o Chaves] convidar meu pai para trabalhar na série. Tudo o que o Seu Madruga faz, meu pai fazia em casa: cantar, tocar violão, ter muitos trabalhos diferentes, como pintor, carpinteiro, cozinheiro”.

Estebán ainda revelou outras semelhanças entre Seu Madruga e seu pai, lembrando que ele era igualmente ranzinza, que costumava sair com o mesmo visual (calça jeans e camiseta preta) e que tinha o costume de repetir bordões de seu personagem em casa para os filhos e netos, como os clássicos “que que foi, que que foi, que que há?” ou “só não te dou outra porque…”. O hábito de sempre andar com um cigarro no bolso também veio do próprio ator, que foi fumante a vida toda.

Seu Madruga (Ramón Valdés), personagem de ‘Chaves’ – Reprodução/Televisa

Valdés fez parte de “Chaves” por sete anos, até deixar a produção em 1979, com diversas especulações sobre sua saída sendo repercutidas até os dias de hoje, incluindo possíveis conflitos com Bolaños, divergências sobre o rumo da série e os salários, e até mesmo um possível embate com Florinda Meza, a Dona Florinda, conforme repercute o F5.

Ramón Valdés faleceu em 1987, devido a um câncer de estômago. Segundo Edgar Vivar, o Senhor Barriga, mesmo doente e internado, o amigo não perdia o bom humor. Em entrevista, o astro relembrou que, na última vez em que o viu, ele lhe disse: “E no final, eu não paguei o aluguel”.

O post Chaves: a curiosa inspiração por trás do Seu Madruga apareceu primeiro em Recreio.

Leia a matéria original aqui.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também