Demon Slayer: O significado do padrão xadrez da roupa de Tanjiro Kamado
Recreio

‘Demon Slayer‘ é um dos principais mangás comercializados no Brasil, liderando o ranking de mais lidos no país segundo dados coletados pela PublishNews. Escrita e ilustrada Koyoharu Gotōge, a série de quadrinhos japonesa teve uma duração de quatro anos, estreando em 15 de fevereiro de 2016 e se encerrando em 18 de maio de 2020.
Adaptada para as telinhas pelo estúdio Ufotable em 2019, o anime conta com quatro temporadas exibidas entre abril daquele ano até junho de 2024, totalizando 63 episódios, além de possuir uma trilogia de filmes programada, sendo ‘Demon Slayer: Castelo Infinito‘ o primeiro lançado, enquanto os dois outros são previstos para estrear nos próximos anos.
Ambientada no Japão durante o Período Taisho, a trama acompanha Tanjirō Kamado, um jovem que vendia carvão e um dia ao voltar para casa encontra sua família brutalmente assassinada por um demônio, além de ter sua irmã caçula transformada em um. Em busca vingança, o protagonista se junta à Corporação de Extermínio de Demônios para caçar a criatura responsável por sua perda, também aproveitando a jornada para encontrar a cura à única parente viva.
Como qualquer produção de origem asiática, cada personagem da saga têm uma característica marcante para ser lembrado e representado pelos fãs. No caso de ‘Demon Slayer’, especificamente de Tanjiro, sua roupa xadrez em verde e preto é a marca registrada mundialmente para reconhecê-lo por entusiastas da história.
Mas, qual o significado dela?
Conhecido pelo termo ‘Haori’, as vestes utilizadas pelos personagens são casacos tradicionais do Japão, originalmente usados pela burguesia do país, eles representavam a atividade profissional da pessoa que a utilizava. Mais tarde com o crescimento econômico e leis contra a ostentação, durante o Período Edo, a roupa passou a ter o visual apresentado no anime, com forros decorados.
O padrão verde e preto de Tanjiro em ‘Demon Slayer’ é chamado de Ichimatsu, ganhando popularidade após um ator do gênero tradicional do Kabuki, gênero de arte performática do país, utiliza-lo. Ele é símbolo de prosperidade para a família e longevidade.

