Harry Potter: a prisão da vida real que inspirou Azkaban

Recreio








Se você acompanha a franquia de “Harry Potter”, com certeza já ouviu falar da temida prisão de Azkaban, local rodeado por dementadores e responsável por aprisionar alguns dos bruxos condenados mais perigosos do Mundo Mágico.
Nos livros, descobrimos que Azkaban é localizada em uma ilha no meio do Mar do Norte, próximo a Europa, que surgiu no século 15, e nem sempre foi um centro de detenção. Isso porque, inicialmente, a fortaleza servia de moradia para um bruxo chamado Ekrizdis, um praticante dos piores tipos de Artes das Trevas, que havia rodeado a construção com inúmeros feitiços de proteção para que o local não fosse descoberto.
Após sua morte, os feitiços foram desfeitos, e logo sua localização foi descoberta pelo Ministério da Magia — mas, desde essa época, o prédio já passou a ser rodeado pelos dementadores. Por este motivo, em 1692, Democles Rowle, o Ministro da Magia na época, conhecido por ser radical e sádico, criou os planos necessários para transformar Azkaban em uma prisão.

Os horrores causados pelos dementadores, e pelos mistérios que ocorrem dentro da construção, permaneceram intactos por quase três séculos. Foi apenas em 1998, no governo de Kingsley Shacklebolt, que os dementadores finalmente foram purgados de Azkaban e substituídos por Aurores, agentes especializados e altamente treinados para lidar contra as Artes das Trevas.
Segundo J.K. Rowling, autora da franquia, o nome “Azkaban” foi, na verdade, inspirado em uma temida prisão da vida real: Alcatraz, que também é localizada em uma ilha.
A prisão da vida real que inspirou Azkaban
A Prisão de Alcatraz fica na ilha de Alcatraz, em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. Inicialmente, o local fazia parte do território mexicano, onde costumava ser um farol, porém, após o domínio estadunidense, foi instalado ali um forte, repleto de soldados armados.
Foi em 1868 que Alcatraz se tornou uma prisão, onde, no começo, eram aprisionados apenas povos originários que se rebelavam contra os militares que tentavam tomar suas terras. No entanto, em 1929, com a grande crise econômica, o aumento de detentos no presídio, ocasionado pelo crescimento de crimes no país, resultou na necessidade de expansão da construção, que se tornou uma cadeia federal.

Com uma segurança rígida e condições humanas precárias, visto que os presos enfrentavam rotinas restritas e só podiam tomar banho duas vezes por semana, o local se tornou conhecido por ser extremamente difícil de escapar — assim como Azkaban — e por abrigar alguns dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, como o mafioso Al Capone.
Considerada por anos como a “cadeia mais segura do mundo”, na história, apenas três pessoas conseguiram fugir dela: os irmãos Clarence Anglin e John Anglin, e seu amigo Frank Morris, que escaparam em 11 de junho de 1962. Já em Azkaban, alguns bruxos famosos também conseguiram escapar, como Sirius Black e Bellatrix Lestrange.
Alcatraz foi oficialmente desativada em 1963, por questões econômicas. Hoje, o local se tornou um ponto turístico, sendo visitado por milhões de pessoas anualmente.
No antigo portal Pottermore, J.K. Rowling conta que o nome Azkaban surgiu da união de Alcatraz com Abaddan. Sua explicação, disponível no Wizarding World, diz: “O nome ‘Azkaban’ deriva de uma mistura da prisão ‘Alcatraz’, que é seu equivalente trouxa mais próximo, por estar situada em uma ilha, e ‘Abaddon’, que é uma palavra hebraica que significa ‘lugar de destruição’ ou ‘profundezas do inferno’“.
O post Harry Potter: a prisão da vida real que inspirou Azkaban apareceu primeiro em Recreio.



