‘Lilo & Stitch’: Porque Lilo acredita que o peixe Fofuxo controla o tempo?

Recreio






Se você já assistiu ‘Lilo & Stitch’, animação lançada pela Disney em 2002, deve se lembrar que Lilo gosta de fotografar turistas, costuma coletar lixo reciclável nas praias, ama o Elvis Presley e, é claro, não pode nunca deixar de alimentar Fofuxo com um sanduíche específico — afinal, um descuido e ela poderia fazer o pobre peixe comer a própria espécie!
Acontece que Lilo tinha uma regra: toda quinta-feira ela mergulhava no mar para levar um sanduíche de pasta de amendoim para o peixe que ela nomeou como Fofuxo. Ela fazia esse ritual devido a uma crença que desenvolveu sozinha, e que é cercada de dúvidas pelos fãs da animação: ela acredita que o peixe tem o poder de controlar o tempo.
Essa revelação surge no começo do filme, onde a garota conta para o seu professor que se atrasou para o ensaio de Hula por que a pasta doce acabou e Nani, sua irmã, sugeriu que ela usasse atum como recheio para o pão. Por motivos óbvios, Lilo não aceitou a sugestão e foi até o mercado para comprar mais do creme de amendoim para servir para o Fofuxo.
Mas, por que ela apenas não deixou para levar o sanduíche para o Fofuxo em outra data? A resposta pode ser concedida através de uma teoria criada por fãs que acreditam que o motivo é exposto na própria animação, mas só os mais atentos puderam perceber.
Por que Lilo acredita que o peixe Fofuxo controla o tempo?
A ideia ganha força com a cena em que Stitch encontra a foto dos pais de Lilo — a qual ela esconde embaixo de seu travesseiro — e ela revela ao alienígena azul que seu pai e sua mãe morreram em um acidente de carro durante uma tempestade.
Com isso, há a teoria de que, na data em que os pais de Lilo morreram, ela, por algum motivo, não conseguiu levar comida para o Fofuxo e, coincidentemente, nesse mesmo dia, houve uma grande chuva — foi assim que Lilo passou a acreditar que a sua ação havia tido uma consequência terrível, e que o peixe era responsável pelo controle do clima.
Por isso, Lilo fazia de tudo para garantir que o peixe tivesse o lanche sempre, dessa forma, o tempo não mudaria radicalmente novamente e levaria mais alguém importante para ela!
Mais sobre Lilo & Stitch
De Chris Sanders e Dean DeBlois, “Lilo & Stitch” acompanha a formação da imperfeita Ohana (família) que o alienígena azul chamado originalmente de “Experimento 626” começou a fazer parte ao acabar acidentalmente na Terra enquanto fugia de sua sentença: viver isolado em um planeta deserto devido ao seu alto potencial de destruição.
A história inspirou o live-action que chegou aos cinemas de todo o Brasil na última quinta-feira, 22, o qual tem a seguinte sinopse: “Stitch, um alienígena, chega ao planeta Terra após fugir de sua prisão e tenta se passar por um cachorro para se camuflar. As coisas mudam quando Lilo, uma travessa menina, o adota de um abrigo de animais. Juntos, eles aprendem os valores da amizade e família.”


