Home
Entretenimento
O cemitério de Edimburgo que inspirou personagens de Harry Potter
Entretenimento

O cemitério de Edimburgo que inspirou personagens de Harry Potter

publisherLogo
Recreio
18/08/2025 20h16
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16585735/original/open-uri20250818-34-yjgxe4?1755549308
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Lançada originalmente em 1997, a franquia de “Harry Potter” se tornou uma das mais populares no mundo inteiro. Além estar entre os livros mais vendidos internacionalmente, a saga criada por J.K. Rowling também faz sucesso nos cinemas, em produtos licenciados, e está prestes a ganhar as televisões com a série produzida pela HBO.

Apesar da trama ser baseada em um mundo mágico fictício, J.K. Rowling acabou se inspirando em inúmeros itens, pessoas e acontecimentos reais para desenvolver o universo em que Harry Potter e seus amigos vivem.

Logo no primeiro livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, é possível encontrar um grande exemplo, visto que o mito de Nicolas Flamel e a almejada pedra filosofal, capaz de transformar qualquer coisa em ouro puro, além de também produzir o Elixir da Vida, também existiram na vida real.

Cena de ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ (2001) – Reprodução/Warner Bros. Pictures

Na realidade, o homem foi um alquimista que tentou criar o poderoso item por volta do século 17, na França. De acordo com a lenda, 0teria conseguido produzir a pedra, utilizando o Elixir da Vida em si e na esposa, onde poderia estar vivo até os dias de hoje — mas o fato nunca foi comprovado. Na história de Rowling, o alquimista viveu por 665 anos.

O mais curioso é que, além de histórias reais como a de Nicolas Flamel, a autora também acabou adquirindo inspiração em outros detalhes que a rodeavam, como um cemitério localizado em Edimburgo, na Escócia, que lhe ajudou a criar os nomes de alguns personagens importantes para a saga.

O cemitério que inspirou personagens de Harry Potter

Conforme repercutido pela BBC, o cemitério Greyfriars Kirkyard é um dos mais famosos de Edimburgo, existindo há mais de 400 anos. J.K. Rowling, que viveu na região por um tempo, costumava passear pelo local, que fica perto dos cafés onde escreveu as primeiras obras, como o Elephant House.

Lá, é possível encontrar lápides com nomes que facilmente são reconhecidos pelos fãs, como Thomas Riddell, um homem que faleceu em 1806, aos 72 anos, e inspirou o nome de Tom Riddle, o lendário vilão, Lord Voldemort.

Além dele, também está enterrado ali William McGonagall, conhecido por ser um dos piores poetas da Escócia, e que teria inspirado o nome da professora Minerva McGonagall, diretora da Casa Grifinória e professora de Transfiguração da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

O post O cemitério de Edimburgo que inspirou personagens de Harry Potter apareceu primeiro em Recreio.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também