Ponte entre Brasil e Japão? Conheça a dubladora japonesa da Mônica
Recreio

Criada no Brasil por Mauricio de Sousa, a Turma da Mônica ultrapassou fronteiras e hoje pode ser encontrada do outro lado do mundo, no Japão, onde as aventuras dos personagens podem ser conferidas não só nas páginas dos gibis, mas também na TV.
Acontece que a animação clássica brasileira “Turma da Mônica” ganhou a programação da emissora japonesa Kids Station TV, durante o programa infantil “Hapicura”, em 2021, onde o título foi adaptado para “Monika & Furenzu” (ou “Mônica & Friends”).
Na estreia, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali fizeram uma participação especial interagindo com os apresentadores do programa antecedendo a exibição do episódio “Venha à Minha Festinha”, originalmente lançado no Brasil em 2009; veja!
A estreia da Turminha no Japão acabou despertando a curiosidade dos brasileiros, fazendo com que a novidade ganhasse espaço nas manchetes dos portais e se tornasse assunto nas redes sociais — o que levou a dubladora japonesa de Mônica a interagir com o Brasil para agradecer a repercussão.
Quem é ela?
Responsável pela voz de Mônica na dublagem do país do sol nascente, Misumi Arimura (‘March Comes in Like a Lion’) realizou uma publicação no X (antigo Twitter) onde se apresentou e expressou o desejo de manter conexão com os fãs brasileiros ao escrever em português: “Ficaria feliz se pudesse me tornar uma ponte entre o Brasil e o Japão”.
Em outra publicação, ela compartilhou uma foto usando vermelho ao lado de uma ilustração da estrela das histórias de Mauricio, e contou que a personagem mudou a vida dela ao revelar que se sente parecida com Mônica por também ter perseguido um garoto que fez algo errado, e brincar que dublar a personagem “foi o destino”.
Na época, o mundo inteiro enfrentava o isolamento social por conta da pandemia de COVID-19, e a dubladora prometeu que visitaria o país quando a situação ficasse mais flexível. Enquanto isso, ela manteve contato com os fãs, sempre em português, falando sobre as coincidências culturais, a paixão nacional por futebol e outros projetos relacionados à Turma. Foi assim até junho de 2022, quando o último post no X foi compartilhado por ela.
Além de Misumi Arimura, a dublagem de “Monika & Furenzu” contou ainda com Haruna Miyazawa (‘City Hunter: Shinjuku Private Eye’) como Cebolinha; Tatsuya Tomizawa (‘City Hunter: Shinjuku Private Eye’) como Cascão; e Natsuki Aikawa (‘Naruto Shippuden’) como Magali.
Mais sobre Mauricio de Sousa
Cartunista que começou a lançar seus personagens na década de 50, Mauricio de Sousa completa 90 anos em 27 de outubro — marco que é celebrado por meio do grande legado criado por ele, afinal, ele está por trás de um dos patrimônios culturais do Brasil: Turma da Mônica, a qual faz parte da infância de crianças de diversas partes do mundo atualmente.
Vale lembrar que, além do Brasil e Japão, as histórias de Turma da Mônica foram exportadas para 40 países em cerca de 14 idiomas, sendo conhecidas pelos títulos ‘Monica’s Gang’ ou ‘Monica and Friends’ em países de língua inglesa, ‘Fratz & Freunde’ na Alemanha e ‘La Banda di Monica’ na Itália, dentre diversas outros.
Como resultado do sucesso, a história de ascensão de Mauricio foi retratada na biografia “Mauricio de Sousa: O Filme”, que será lançado em 23 de outubro; veja o trailer:
