Home
Entretenimento
Turma da Mônica se torna Patrimônio Cultural Imaterial de São Paulo
Entretenimento

Turma da Mônica se torna Patrimônio Cultural Imaterial de São Paulo

publisherLogo
Recreio
02/12/2025 14h37
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51002/original/Recreio.png?1764196185
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

AGORA É OFICIAL! “Turma da Mônica”, obra de Mauricio de Sousa, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de São Paulo. A lei foi sancionada na última segunda-feira, 01, pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Conforme repercutido pelo G1, a lei reconhece “Turma da Mônica” como “ícone da cultura brasileira com forte vínculo histórico com a capital paulista, onde se desenvolveu e ganhou projeção nacional e internacional”, sendo aprovada em novembro na Câmara Municipal por meio de duas votações.

“Ao longo de sua extensa trajetória artística, a criação do autor se tornou elemento representativo da memória cultural da população, influenciando gerações e difundindo valores educativos, sociais e inclusivos. A Mauricio de Sousa Produções, sediada na cidade de São Paulo desde 1960, contribui de forma permanente para o desenvolvimento cultural e econômico do município”, diz na justificativa do projeto.

Acontece que, nascido na cidade de Santa Isabel, Mauricio de Sousa viveu em Mogi das Cruzes antes de se mudar para São Paulo, onde os personagens da Turminha surgiram:

  • 1959: Início com as tirinhas de Bidu e Franjinha, que foram os primeiros personagens da Turma da Mônica.
  • 1960-1963: Foram criados outros personagens importantes, como Cebolinha (1960), Cascão (1961) e Mônica (1963).
  • 1964: Magali foi criada, inspirada em uma das filhas de Mauricio de Sousa.
  • 1970: A primeira revista em quadrinhos da Turma da Mônica foi publicada pela Editora Abril.

Vale lembrar que, além dos gibis, a lei reconhece a relevância da obra em outros formatos, já que a Turma está presente em animações e live-actions para o cinema e TV, bem como nos palcos através de peças teatrais e nos momentos de diversão interativa, como jogos.

Na publicação no Instagram revelando o projeto, a Prefeitura de São Paulo ainda destaca a trajetória de Mauricio ao pontuar que ele “criou mais de 400 personagens que ensinaram gerações sobre amizade, respeito e inclusão”; veja:

O reconhecimento chega em meio às celebrações dos 90 anos de Mauricio de Sousa, o qual fez aniversário em 27 de outubro, mês em que “Mauricio de Sousa: O Filme”, a cinebiografia do icônico cartunista, entrou em cartaz nos cinemas como parte da comemoração.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também