Conheça as principais atrações de Liverpool, na Inglaterra
Rota De Férias
A recente abertura do Cavern Club em São Paulo trouxe para a capital paulista um pouco da riquíssima atmosfera musical que desponta como uma das principais atrações de Liverpool. Queridinha dos viajantes, a cidade é o segundo destino inglês mais visitado pelos brasileiros e abriga diversos pontos turísticos culturais, arquitetônicos e históricos.
Atrações em Liverpool
Terra dos Beatles, Liverpool concentra algumas das atrações musicais mais incríveis do mundo. No British Music Experience, instalado no Royal Albert Dock, por exemplo, figurinos lendários, instrumentos históricos e recursos interativos contam a evolução do pop e do rock britânico - de David Bowie a Adele.
Já no The Beatles Story, fãs encontram um mergulho completo na trajetória dos Fab Four, com exposições imersivas e peças raras. Para quem deseja caminhar pelos mesmos cenários que marcaram a história da banda, o Beatles and Cavern Quarter Walking Tour conduz visitantes por ruas emblemáticas com a ajuda de guias especializados.
Outra opção é o Beatles City Explorer, ônibus panorâmico hop-on hop-off que passa por pontos essenciais da carreira do grupo, como Penny Lane, Strawberry Field e as casas de infância de John Lennon e Paul McCartney.
Uma das grandes novidades de Liverpool para 2026 será a abertura do Jardim das Rosas em Strawberry Field, o primeiro memorial do mundo dedicado ao lendário produtor dos Beatles, Sir George Martin CBE, e a sua esposa, Lady Judy Martin, patrona do local. A inauguração está prevista para a primavera.
Para os beatlemaníacos de plantão, vale colocar no radar a International Beatleweek, festival anual que transforma Liverpool em um ponto de encontro global de admiradores do quarteto. O evento reúne shows de bandas do mundo inteiro, festas temáticas e atividades especiais que tomam conta da cidade.
Cavern Quarter, arredores e mais atrações dos Beatles
Entre lojas independentes, bares descolados e murais urbanos, o bairro Cavern Quarter exibe personalidade. A área se organiza em torno da icônica Mathew Street e de suas ruas adjacentes, onde estão casas de shows lendárias (como o Cavern Club e o Cavern Pub), além do Beatles Museum e outras atrações que celebram a herança musical da região.
É nesse cenário que os visitantes encontram as estátuas de Cilla Black e John Lennon, registram fotos na Liverpool Wall of Fame e esbarram em Eleanor Rigby, eternizada em bronze na Lower Stanley Street. À noite, o bairro se transforma com projeções coloridas e luzes que tornam as fachadas um espetáculo à parte.
Caso deseje uma imersão ainda maior na herança musical de Liverpool, vale a pena conhecer ou se hospedar no Hard Days Night Hotel, único hotel temático dos Beatles no mundo. Os quartos são inspirados na banda e a localização, a poucos passos do Cavern Club, coloca o visitante no coração da história cultural da cidade.
Além da música: outros pontos turísticos imperdíveis
Liverpool também se destaca fora da cena musical. A cidade reúne mais museus e galerias do que qualquer outra no Reino Unido (exceto Londres), com destaque para a Tate Liverpool e o Museum of Liverpool.
No Royal Albert Dock, história marítima, arte e gastronomia se encontram às margens do Mersey - e até experiências inusitadas fazem parte do roteiro, como um jantar a bordo do elegante Daffodil, inaugurado recentemente em uma embarcação histórica.
A cidade também tem muita tradição no futebol. Por isso, vale a pena fazer um tour em Anfield, estádio do Liverpool F.C., onde bastidores revelam a força de um dos clubes mais icônicos do planeta.
A experiência 360º do Royal Liver Building garante um panorama privilegiado da cidade, com vistas do rio Mersey e até da costa do País de Gales no horizonte. Também vale a pena desfrutar das paisagens surpreendentes da Formby Beach, cercada por dunas protegidas e vegetação nativa, e da Crosby Beach, que impressiona com Another Place, instalação de Anthony Gormley formada por 100 esculturas de ferro fundido voltadas para o mar.
--
LEIA TAMBÉM:
- Roteiro de 15 dias na Itália
- O que fazer em Veneza
- O que fazer em Roma
- O que fazer em Florença
- O que fazer em Milão
- O que fazer em Paris
- O que fazer em Madri
- Roteiro pelo Norte da Espanha
- O que fazer em Barcelona
- O que fazer em Lisboa
- O que fazer no Porto
- O que fazer na Ilha da Madeira
- O que fazer em Londres
- O que fazer em Liverpool
- O que fazer na Irlanda
- O que fazer em Dublin
- O que fazer em Edimburgo
- O que fazer na Irlanda do Norte
- O que fazer em Berlim
- O que fazer em Munique
- O que fazer em Praga
- O que fazer em Viena
- O que fazer em Budapeste
- O que fazer na Eslovênia
- O que fazer em Copenhagen
- O que fazer em Amsterdam
- O que fazer em Luxemburgo
- O que fazer em Mônaco
- O que fazer em Bruxelas
- Roteiro para ver a aurora boreal na Noruega
- O que fazer em Istambul

