Home
Entretenimento
Netflix muda visual em TVs e celulares e ganha até busca com IA; veja as novidades
Entretenimento

Netflix muda visual em TVs e celulares e ganha até busca com IA; veja as novidades

publisherLogo
Tecmundo
07/05/2025 15h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16521020/original/open-uri20250507-18-1genrvk?1746633048
©Netflix
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A plataforma de streaming Netflix anunciou nesta quarta-feira (7) uma série de mudanças no visual do aplicativo do serviço. As mudanças incluem atualizações tanto na versão para TVs e navegadores quando no aplicativo mobile.

A maior parte das alterações envolve a incorporação de tendências do mercado, como clipes curtos na vertical e o uso de inteligência artificial (IA) generativa. Além disso, alguns botões foram reposicionados para facilitar a navegação e liberar mais espaço no display para exibição de conteúdos.

Veja no Twitter
twitter

Troquei de roupa, gostaram? ????????

Agora ficou muito mais fácil encontrar séries e filmes novos pra assistir. Essa atualização vai começar a chegar para os assinantes a partir deste mês. pic.twitter.com/NwIMs0KH1p

May 7, 2025

Elas serão adicionadas gradualmente, dependendo do recurso e da região, em uma janela que vai das próximas semanas aos próximos meses — sem prazos revelados por parte da Netflix.

O que mudou na tela inicial da Netflix?

As principais mudanças na Netflix para TVs incluem as seguintes alterações na interface:

  • Conteúdos maiores na tela, como pôsteres e vídeos de prévia, além de menos cliques e navegação por menus;
  • Imagens em miniatura com etiquetas de informações relevantes sobre cada filme ou série, como "Recentemente adicionado", "Saindo em breve" ou "#1 em programas de TV";
  • Em vez da lateral esquerda, os atalhos foram movidos para a parte superior da tela, acessadas pelo botão de "Voltar" no controle remoto;
  • Uma nova aba, a "Minha Netflix", que concentra a sua lista de conteúdos salvos, alertas configurados para estreias e o "Continuar assistindo";
    Recomendações mais personalizadas e responsivas, ainda baseadas em suas avaliações e no histórico.
o antes e depois da netflix na tv
O antes e depois da tela inicial do app nas TVs. (Imagem: Divulgação/Netflix)

Além disso, a plataforma também fez duas mudanças diferentes e mais pontuais no aplicativo da Netflix para dispositivos móveis, como é o caso de smartphones:

  • Uma busca complementada com IA generativa, indicando conteúdos com base em descrições escritas em forma de conversa pelo usuário (como "quero algo engraçado e para cima" ou "o que tem de novidade em true crime?");
  • Um feed vertical com trechos e clipes curtos de filmes e séries, no estilo TikTok, para você conhecer novidades ou conteúdos do catálogo.

O mecanismo de busca com IA generativa ainda será testado de forma mais limitada antes do lançamento para todos os assinantes. Inicialmente, só alguns usuários do iOS de determinadas regiões terão acesso ao recurso — que, de acordo com o site TechCrunch, utiliza o ChatGPT como serviço. Já o feed vertical entra em testes "nas próximas semanas".

A busca que usa IA generativa e perguntas no formato de chat. (Imagem: Divulgação/Netflix)

Por outro lado, a mudança de interface também significa que a Netflix vai remover determinados conteúdos que não casam mais com as novidades promovidas no visual dos apps e não são mais prioridade internamente.

É o caso dos dois últimos especiais interativos que ainda estavam na plataforma: o episódio Bandersnatch de Black Mirror e a comédia Unbreakable Kimmy Schmidt: Kimmy x Reverendo, que deixarão o catálogo em 12 de maio .

Todas as mudanças na interface da Netflix, assim como outros comunicados de executivos da plataforma, podem ser conferidos no vídeo oficial de divulgação das mudanças publicado no YouTube.

Quer continuar ligado nas principais novidades de conteúdos em geral de plataformas de streaming? Fique ligado no Minha Série e mantenha-se informado sempre!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também