Netflix perde espaço no streaming brasileiro e pode ser passada pelo Prime Video, diz pesquisa

Tecmundo






O mercado nacional de plataformas de streaming está quente e a disputa pela preferência do público parece mais acirrada do que em anos anteriores. De acordo com um levantamento da plataforma JustWatch, até mesmo a líder desse setor pode ser ultrapassada nos próximos meses.
Segundo a pesquisa, que tem dados do primeiro trimestre de 2025, a Netflix segue com a liderança que foi estabelecida e mantida há anos pelo serviço. Só que a Prime Video da Amazon está logo atrás e com uma tendência de crescimento, enquanto a concorrente apresentou queda de janeiro até março.

A pesquisa feita pela JustWatch não envolve quantidade de assinantes ou visualizações. Ela é baseada na popularidade dessas plataformas e a utilização do serviço de catálogo e informação sobre filmes e séries, incluindo ações como pesquisa, adição às watchlists e filtros criados pelos usuários.
Quem sobe e desce no ranking brasileiro de streaming
A líder Netflix tem atualmente 23% de participação no Brasil, segundo a pesquisa. A Prime Video subiu para 21% e o pódio é completado pela Disney+, que está a uma distância maior com 15%. Na mesma pesquisa do JustWatch dos últimos meses de 2024 , a distância entre os dois primeiros colocados era de cinco pontos percentuais, confirmando que a briga está mesmo mais acirrada.
Também integram a pesquisa os seguintes serviços por assinatura:
Em tendência de mercado, Netflix, Max, MUBI e Apple TV+ foram os únicos que perderam tração no Brasil ou apresentaram instabilidade no primeiro trimestre de 2025.
Os serviços Prime Video, Paramount+, Globoplay e Disney+ são os que mais têm motivos para comemorar. Além da aproximação da liderança da plataforma da Amazon, o produto da Paramount dobrou a participação no mercado em três meses — algo que pode ser parcialmente explicado pelos direitos de transmissão de competições de futebol como a CONMEBOL Libertadores e a Sul-americana.
O que a pesquisa mostra sobre o streaming no Brasil?
Apesar de não detalhar os motivos da mudança, a pesquisa do JustWatch revela algumas consequências de estratégias de serviços de streaming no Brasil. A compra de direitos esportivos, por exemplo, parece seguir um diferencial para assinatura de muitas pessoas, enquanto a alta nas mensalidades pode afastar o consumidor.
A Prime Video agora transmite até jogos da Copa do Brasil e da Série A do Campeonato Brasileiro, além de ser um dos serviços mais acessíveis em preço. Ele custa R$ 19,90 ao mês e inclui também vantagens nas compras da loja online da Amazon — mas também passou a concentrar anúncios após o último reajuste de valores e cobrar mais caro pela versão sem publicidade durante a exibição de conteúdo.
A Netflix, por sua vez, aumentou o preço da assinatura no Brasil pela última vez em maio de 2024 , agora cobrando R$ 20,90 na modalidade Padrão com Anúncios, que é a mais barata do serviço.
Sabia que o governo brasileiro vai lançar ainda em 2025 uma plataforma de streaming gratuita e com conteúdos audiovisuais produzidos no país? Conheça mais sobre o projeto nesta matéria!


