Campo de futebol mais antigo do mundo é descoberto na Escócia

Aventuras Na História






Certamente um dos esportes mais populares em todo o mundo, o futebol como conhecemos hoje foi definido e organizado com a criação da Associação de Futebol em 1863, na Inglaterra. No entanto, o esporte pode já ser jogado há muito mais tempo, conforme sugere uma descoberta em um campo na zona rural próxima a Solway Firth, na Escócia.
Isso porque nas terras agrícolas perto de Anwoth Kirk, na atual Dumfries e Galloway, está o que provavelmente é o campo de futebol mais antigo do mundo. Segundo o historiador esportivo Ged O'Brien, o local sediava jogos de futebol desde o início dos anos 1600, quase dois séculos antes de as regras do esporte serem estabelecidas na Inglaterra.
O'Brien destacou ao The Times uma carta que encontrou, escrita pelo reverendo Samuel Rutherford no início de 1600, em que afirmava que "as pessoas costumavam jogar futebol" no campo na tarde de todo sábado. Na carta, o reverendo ainda se demonstra irritado com os frequentes jogos, e até mesmo ordenou que os paroquianos colocassem grandes pedras no campo para impedi-los.
E essas pedras — algumas que podem ser encontradas no local até hoje — de fato foram colocadas, servindo como uma barreira temporária para impedir que as pessoas jogassem. "Esta é uma das frases mais importantes que já li na história do futebol", relatou o historiador esportivo ao The Times.
Isso "porque identifica especificamente o local exato onde ficava o campo de futebol. Sempre achei que o futebol era jogado na Escócia há centenas de anos. Não futebol de máfia, mas futebol de verdade", continua O'Brien.

Pioneirismo escocês
Após testes de laboratório no solo do campo, foi confirmado que as pedras foram colocadas na área na mesma época em que a carta de Rutherford foi escrita. Com isso, a descoberta significa que o futebol já era jogado de maneira organizada dois séculos antes da fundação da Associação de Futebol.
Essa descoberta contrasta-se com o que se pensava até então sobre a visão de como seria o esporte em meados de 1600. Antes, acreditava-se que o futebol na época era mais brutal e caótico, com dezenas de pessoas perseguindo e chutando bexigas de porco, mas a carta do reverendo indica uma forma organizada de jogo praticada no campo escocês.
Porém, o que se sabe não é suficiente para determinar se o estilo de futebol praticado nas terras escocesas era parecido ou não com o jogo moderno. Ainda assim, O'Brien afirma que este foi um ponto crítico na evolução do esporte, visto que já envolvia um campo, times e até partidas regulares com regras acordadas.
"Em 1872, no minuto em que o futebol internacional começou, os clubes escoceses estavam destruindo completamente os times ingleses", destaca o historiador esportivo, por fim. "Não é nenhuma surpresa, porque essas pessoas estão 200 anos à frente do que a Inglaterra está fazendo".


