Home
Esportes
Música sobre futebol feminino banida em 1941 é relançada com jogadoras
Esportes

Música sobre futebol feminino banida em 1941 é relançada com jogadoras

publisherLogo
Aventuras Na História
16/06/2025 16h18
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16544241/original/open-uri20250616-18-zn93nr?1750091036
©Reprodução/Vídeo/YouTube/Amazon
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em 1941, uma canção chamada "Futebol Feminino" foi banida no Brasil, por um decreto que também proibiu a prática do esporte por mulheres. Agora, 84 anos depois, a faixa foi relançada, sendo gravada por 11 jogadoras brasileiras.

Conforme repercute o portal Universa, do UOL, as jogadoras se reuniram para regravar a canção com arranjos modernos, em uma iniciativa organizada pela Amazon Brasil, em homenagem às atletas. Esta, vale mencionar, é a patrocinadora de dois importantes campeonatos de futebol feminino, o Campeonato Paulista e o Brasileirão feminino.

Quem canta na nova versão de "Futebol Feminino" são as jogadoras Amanda Gutierres, Byanca Brasil, Carol Gil, Gabi Zanotti, Glaucia Cristiano, Kaylaine Souza, Marzia Raposo, Mimi Souza, Tayla Carolina, Thaisinha Duarte e Vic Albuquerque, e o projeto, regravado no Cabaret Studio, ainda contou com o apoio da jornalista esportiva Fernanda Gentil.

Mulheres no futebol

Bem como as jogadoras, Fernanda Gentil é hoje uma importante figura entre ações que buscam uma maior representatividade e igualdade no futebol, dando visibilidade à categoria feminina. Da mesma forma, o relançamento da música busca colocar holofotes sobre as jornadas de superação das jogadoras e de outras mulheres no esporte, e oferecer maior espaço e visibilidade para elas.

Além do relançamento, o novo projeto da Amazon também conta com um making-of da gravação, um filme institucional, minidocumentários, debates e conteúdos nas redes sociais, que devem ser lançadas no decorrer do ano.

Vale acrescentar que a empresa, que é patrocinadora dos dois torneios femininos desde maio, propõe com o projeto promover uma maior visibilidade das atletas brasileiras, além de debates em torno do acesso ao futebol pelas mulheres. Todas as campanhas são produzidas pela agência AlmapBBDO, e também busca realizar um resgate histórico do legado das precursoras no futebol.

"A música que amarra nossa campanha não é apenas uma homenagem ao talento dessas atletas, mas também um marco que lembra tudo o que gerações de mulheres enfrentaram para transformar a participação feminina no futebol em uma realidade respeitada e admirada", destaca em comunicado a diretora de marca e comunicação da Amazon Brasil, Lillian Dakessian.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também