Endrick, do Palmeiras, é o jogador mais valioso do Brasil segundo ranking suíço
ICARO Media Group TITAN

Em uma pesquisa realizada pelo CIES Football Observatory, da Suíça, o atacante Endrick, do Palmeiras, foi apontado como o jogador mais valioso do Brasil, levando em consideração nomes de 66 ligas no mundo, excluindo as cinco grandes ligas europeias: Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França. O modelo estatístico utilizado na pesquisa calculou estimativas de valores de mercado, levando em conta 100% dos direitos dos atletas, sem incluir cláusulas de compra.
Endrick lidera o ranking do Brasileirão, com um valor estimado em 80 milhões de euros. Além disso, ele é o primeiro jogador fora da Europa a figurar no Top-10 dos mais valiosos. Na lista completa, ele ocupa a quarta posição, ficando atrás apenas de três jogadores portugueses: António Silva (Benfica, 114 milhões de euros), João Neves (Benfica, 95 milhões de euros) e Gonçalo Inácio (Sporting CP, 87 milhões de euros).
Além de Endrick, outros jogadores brasileiros também estão presentes no Top-10 do Brasileirão, como Paulinho, do Atlético-MG, Pedro, do Flamengo, e o zagueiro Murilo, do Palmeiras.
Top estimated transfer values*, 🇧🇷 #SerieA
— CIES Football Obs (@CIES_Football) March 20, 2024
1⃣ #EndrickFelipe €8⃣0⃣m
2⃣ #PedroGuilherme & #PaulinhoSampaio €4⃣2⃣m
*As per @CIES_Football statistical model 📊 With add-ons & 100% of transfer rights, not considering buy-out clauses
Data for 6⃣6⃣ leagues 👉 https://t.co/70tZ7yEQTf pic.twitter.com/t3w4IkY0FA
É importante destacar que Endrick teve sua venda para o Real Madrid confirmada em dezembro de 2022, em uma negociação que pode chegar a 72 milhões de euros. O Palmeiras, detentor de 70% dos direitos do jogador, poderá receber até 60 milhões de euros. A negociação inclui um valor fixo de 35 milhões de euros e mais 25 milhões em bônus. Além disso, o Real Madrid concordou em arcar com 12 milhões de euros em impostos.
Desde sua venda, Endrick se tornou titular absoluto no Palmeiras e foi peça fundamental na conquista do título brasileiro de 2023. Ele também já acumula duas convocações para a seleção brasileira principal, além de ter participado do Pré-Olímpico com a seleção sub-23. Atualmente, o atacante se encontra com a seleção para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, que serão realizados nos dias 23 e 26 de março, em Wembley e no Santiago Bernabéu, respectivamente.


