Ousmane Dembélé vence o Bola de Ouro 2025
ICARO Media Group TITAN

Pela primeira vez, a Bola de Ouro foi concedida a Ousmane Dembélé, jogador do PSG. A tradicional premiação organizada pela revista France Football, pelo jornal L'Équipe e pela Uefa também reconheceu o talento de Raphinha, do Barcelona, que ficou na quinta posição, e de Vini Jr, do Real Madrid, que alcançou a 16ª colocação. O Troféu Kopa de melhor jovem foi para Lamine Yamal, também do Barcelona.
Dembélé foi o destaque no elenco do PSG, que garantiu a inédita conquista da Liga dos Campeões. O atacante marcou 35 gols e deu 14 assistências em 53 partidas na temporada 2024/25, contribuindo para os títulos do Campeonato Francês, da Supercopa e da Copa da França.
Esta é a sexta vez que um jogador francês conquista a Bola de Ouro, após Benzema (2022), Zidane (1998), Papin (1991), Platini (1983, 1984 e 1985) e Kopa (1958). Dembélé agradeceu ao PSG, presidente e colegas pelo sucesso na temporada em que sagraram-se campeões em várias competições. O jogador destacou a importância do técnico Luis Enrique em sua carreira.
A premiação leva em conta o desempenho dos jogadores na última temporada, de agosto de 2024 a agosto de 2025, em todas as competições, domésticas e internacionais — excluindo os Jogos Olímpicos de 2024, que valeram para a edição anterior.
O júri inclui um jornalista especializado de cada país e os 100 melhores jogadores do ranking da FIFA, com base na lista de agosto de 2025. A Bola de Ouro é regida por critérios como desempenho individual, conquistas coletivas, classe e fair play. Dez jogadores são escolhidos entre os 30 indicados pela France Football, L'Équipe e pela Uefa, recebendo pontos de acordo com a classificação. Vence o jogador com a maior pontuação ao final da votação.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.
