Torcedor do Mallorca condenado por racismo contra Vinicius Jr

ICARO Media Group TITAN








O Juizado de Instrução Nº 3 de Palma de Mallorca emitiu uma sentença nesta quinta-feira (26) condenando um torcedor do Mallorca a um ano de prisão por proferir insultos racistas contra os jogadores Vinicius Junior e Chukwueze em jogos contra o Real Madrid e Villarreal, respectivamente, no Iberostar Estadio, em fevereiro de 2023, pela La Liga. Além da pena de prisão, o homem também foi proibido de frequentar estádios em partidas de futebol na Espanha por três anos.
O torcedor dirigiu palavras racistas a Vinicius Junior, chamando-o de "macaco" durante a partida. Imagens mostraram o torcedor proferindo as ofensas discriminatórias contra o jogador brasileiro. O autor dos insultos racistas foi investigado por delito de ódio e já havia sido penalizado anteriormente com multa de 4 mil euros e suspensão de recintos esportivos por um ano.
A pena de prisão foi suspensa, sob a condição de que o réu, que pediu desculpas e manifestou o seu pesar através de uma carta dirigida a Vinicius Júnior, participe de um programa de igualdade de tratamento e não discriminação.
Vinicius Junior tem buscado ativamente medidas punitivas contra casos de racismo nos quais foi vítima no futebol espanhol. Em abril deste ano, o jogador prestou depoimento à Justiça espanhola em relação ao caso de racismo. O Real Madrid, que atuou juntamente com seus jogadores como parte acusadora nos processos contra o torcedor, reiterou em comunicado seu compromisso em combater e erradicar qualquer forma de comportamento racista no futebol e no esporte.
Esta é a terceira condenação criminal proferida nos últimos meses por insultos racistas recebidos por jogadores do Real Madrid.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook, Bluesky, Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram.



