Arábia Saudita terá estádio suspenso a 350 m para a Copa de 2034
Rota De Férias
A Arábia Saudita planeja construir um estádio a 350 metros como parte dos preparativos para sediar a Copa do Mundo FIFA 2034. O projeto, batizado de Neon Stadium, será erguido na futurista cidade de Neom, localizada no noroeste do país, e promete ser o primeiro estádio suspenso do mundo.
Com acesso apenas por veículos autônomos e elevadores de alta velocidade, a arena fará parte de The Line, megaprojeto urbano que pretende transformar a economia saudita e reduzir a dependência do petróleo. Totalmente movido por energia renovável, o Neon Stadium deverá receber partidas até as quartas de final do torneio.
A cidade de Neom, que ainda está em construção, é um dos pilares da visão saudita de criar uma infraestrutura moderna e sustentável. A área de The Line deverá ter 170 quilômetros de extensão e 200 metros de largura. O projeto inclui ainda um novo aeroporto internacional, estimado para movimentar até 12 milhões de passageiros por ano até 2034.
Estádio suspenso e mais
The Prince Mohammed bin Salman Stadium | Divulgação
Além do Neon Stadium, a Arábia Saudita pretende construir outros estádios ousados para a Copa do Mundo de 2034. Um deles é o Prince Mohammed bin Salman Stadium, que será erguido sobre um penhasco a 200 metros de altura. Diferente de tudo que existe hoje, a arena terá arquibancadas em três lados e uma parede retrátil de LED.
Já o King Salman International Stadium, em Riyadh, com capacidade para mais de 92 mil pessoas, é cotado para seddiar a final da Copa. Integrado à paiagem, a ideia é que o estádio tenha sombra e ventilações eficazes, tudo adaptado ao clima do deserto.
Outro destaque em Riyadh é o ROSHN Stadium, com capacidade para cerca de 46 mil lugares, projetado como um complexo integrado com lojas, restaurantes, áreas verdes e tecnologia sustentável, incluindo painéis solares e sistemas de ventilação eficientes.
Todos os projetos são apresentados como modelos de eficiência energética, com uso de painéis solares e materiais sustentáveis, e fazem parte do esforço do país em modernizar a infraestrutura esportiva e urbana. A proposta arquitetônica prevê torres inclinadas com painéis de LED.
Megaprojetos e sustentabilidade
The Roshn Stadium in Riyadh | Divulgação
As autoridades sauditas afirmam que o país busca se posicionar como um novo polo global de turismo e entretenimento, aproveitando o evento esportivo para acelerar obras e atrair investimentos. A expectativa é que o torneio aconteça no inverno do hemisfério norte, entre novembro e dezembro, período em que as temperaturas locais variam entre 15 °C e 30 °C.
Os projetos incluem modernização de aeroportos, expansão de linhas de trem e melhorias no transporte público, garantindo mobilidade eficiente para visitantes e moradores. Há a promessa de que a sustentabilidade esteja em foco em todos os projetos.
Lista de estádios da Copa 2034 na Arábia Saudida
King Salman International Stadium | Divulgação
Os planos da Copa do Mundo de 2034 preveem o uso de 15 estádios em cinco cidades da Arábia Saudida. Confira:
Riyadh
-
King Salman International Stadium – 92.760 lugares
-
King Fahad Sports City Stadium – 70.200
-
Prince Mohammed bin Salman Stadium – 46.979
-
New Murabba Stadium – 46.010
-
ROSHN Stadium – ~46.000
-
Prince Faisal bin Fahd Sports City Stadium – 46.865
-
South Riyadh Stadium – 47.060
-
King Saud University Stadium – 46.319
Jeddah
-
King Abdullah Sports City Stadium – 58.432
-
Qiddiya Coast Stadium – 46.096
-
Jeddah Central Development Stadium – 45.794
-
King Abdullah Economic City Stadium – 45.700
Al Khobar
-
Aramco Stadium – 46.096
Abha
-
King Khalid University Stadium – 45.428
Neom
-
Neon Stadium – 46.010
