Bia Souza é medalhista de ouro no Pan-Americano de Judô

Sportbuzz






Neste sábado, 26, a judoca campeã olímpica Bia Souza garantiu mais uma medalha de ouro para o Brasil ao vencer a neozelandesa Sydnee Andrews na categoria acima de 78 kg, durante o Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô, realizado em Santiago, no Chile.
Assim, a delegação brasileira teve um desempenho de destaque, com várias atletas subindo ao pódio. Luana Carvalho conquistou o bronze na categoria até 70 kg, enquanto Nauana Silva brilhou e levou o ouro em sua categoria. Rafaela Silva também garantiu o bronze. Além disso, na categoria até 57 kg, Shirlen Nascimento conquistou o ouro, e Bianca Reis ficou com o bronze. Jéssica Pereira, competindo até 52 kg, levou a prata, e Natasha Ferreira foi campeã na categoria até 48 kg.
Nas categorias masculinas, o Brasil também teve uma excelente performance. Cinco judocas conquistaram o ouro: Leonardo Gonçalves (até 100 kg), Rafael Macedo (até 90 kg), Gabriel Falcão (até 81 kg), Ronald Lima (até 66 kg) e Michel Augusto (até 60 kg). Por outro lado, Rafael Buzacarini (acima de 100 kg) e Daniel Cargnin (até 73 kg) ficaram com a prata, enquanto Luan Almeida (até 81 kg) levou o bronze.
Com esses resultados, o Brasil lidera a classificação geral do torneio, somando nove medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze. A competição continua neste domingo, 27, com a disputa por equipes mistas.
Bia Souza, campeã olímpica de judô, atinge feito inédito; veja
O ranking mundial de judô feminino, atualizado em fevereiro contou com uma surpresa muito positiva para Bia Souza. A paulista, pela primeira vez desde sua profissionalização, assumiu a primeira colocação mundial da sua categoria. Com um total de 5.830 pontos registrados, a brasileira subiu duas colocações e garantiu a liderança da lista entre as melhores atletas da atualidade.
A campeã olímpica superou duas adversárias de Paris-2024. A antiga líder do ranking mundial era Romane Dicko, francesa cotada para o ouro na Olimpíada, mas desbancada por Bia Souza em semifinal emocionante. A judoca deixou a liderança e caiu para a terceira colocação, com um total de 5.110 pontos computados pela Federação Internacional de Judô.
A segunda colocada do ranking é outra velha conhecida da judoca paulista. Raz Hershko, vice-campeã olímpica em Paris e derrotada por Bia na grande final, é a atual vice-líder da lista organizada pela IJF. A israelense tem 5.250 pontos e já lutou no Grand Slam de 2025, diferente da brasileira, se recuperando de lesão.
Com a chegada de Bia Souza ao topo do ranking mundial entre as mulheres da categoria +78kg, o Brasil conta com dois atletas liderando suas respectivas categorias no judô. Além da campeã olímpica, Willian Lima, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, é o atual líder entre os homens até 66kg , mantendo vantagem sobre o fenômeno japonês Hifumi Abe, algoz na final olímpica.


