FIFA The Best: confira todos os vencedores da premiação

Sportbuzz








Nesta terça-feira (17), ocorreu, em Doha, no Catar, a premiação The Best da FIFA. O evento reuniu as maiores personalidades do futebol para celebrar o que há de melhor no mundo da bola.
Com diversos brasileiros concorrendo, incluindo VIni Jr. como favorito ao prêmio de melhor do mundo, confira os vencedores de todas as categorias abaixo:
Prêmio Puskas
Para iniciar, as apresentadoras premiaram Alejandro Garnacho, do Manchester United, no famoso prêmio que coroa o gol mais bonito da temporada. O tento foi marcado contra o Everton, em uma partida válida pela Premier League. O argentino aproveitou um cruzamento para armar uma linda bicicleta da entrada da área, encobrindo o goleiro.
Melhor goleira
A medalhista de ouro e atleta do Chicago Reds, Alyssa Naeher, foi a vencedora do prêmio. Logo em seguida, foi divulgada a seleção das melhores jogadoras da temporada. Confira:
- Goleira: Alyssa Naeher (EUA)
- Zagueiras: Naomi Girma (EUA) e Irene Paredes (ESP)
- Laterais: Lucy Bronze (EUA) e Ona Batlle (ESP)
- Meio-campistas: Aitana Bonmatí (ESP), Gabi Portilho (BRA), Lindsey Horan (EUA) e Patricia Guijarro (ESP)
- Atacantes: Salma Paralluelo (ESP) e Caroline Graham Hansen (NOR)
Melhor técnico de futebol feminino
Conquistando a dobradinha com a Bola de Ouro, Emma Hayes, treinadora da vencedora Seleção dos Estados Unidos, venceu na edição de 2024. O tecnico da Seleção Brasileira, Arthur Elias, ficou na terceira colocação.
Prêmio Marta
Pela primeira vez, o troféu de gol mais bonito do futebol feminino levou o nome da maior jogadora da história. E não podia ser outra vencedora. A própria camisa 10 do Brasil conquistou o prêmio. Ela concorria por um lance individual que terminou em golaço durante a vitória do Brasil em um amistoso contra a Jamaica, no dia 1 de junho.
“Estou muito feliz com o resultado, de poder competir com tantas craques. Essa temporada e os gols dela foram maravilhosos. Foi incrível também receber um prêmio que tem o meu nome“, disse a craque.
Melhor jogadora
Confirmando sua hegemonia no futebol feminino, o Barcelona emplacou mais um prêmio individual, desta vez com a indiscutível melhor jogadora do mundo atualmente: Aitana Bonmatí, da Espanha. A jogadora não compareceu ao evento, pois se prepara para uma partida contra o Manchester City, válida pela Champions League feminina.
Fair Play
Em mais um prêmio brasileiro, o jogador do Internacional Thiago Maia foi reconhecido por seu incansável trabalho auxiliando as vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio e junho deste ano.
Fan Award
Na premiação mais emocionante do dia, o torcedor mirim do Vasco, Gui Gandra, vence o troféu, que baseia-se na votação popular. Mesmo com uma condição rara que torna sua pele extremamente sensível, o menino não deixa a dor entrar no caminho de seu amor pelo Cruzmaltino.
Gui chegou a ficar 16 dias em coma em 2023. Gui emocionou o mundo em vídeo divulgado do primeiro encontro com a mãe após despertar. O jogador Gabriel Pec, hoje no LA Galaxy, foi visitá-lo no hospital.
Melhor goleiro
O argentino Emiliano Martínez, mais conhecido como Dibu, foi consagrado como o melhor goleiro do mundo na temporada. Aos 32 anos, o arqueiro do Aston Villa brilhou em diversas competições, sendo o grande destaque no título da Copa América conquistado pela seleção argentina.
Dibu já havia sido reconhecido em outubro, ao vencer a Bola de Ouro na categoria de goleiros, e segue quebrando barreiras em sua carreira. Depois da premiação, a seleção masculina do ano foi anunciada. Confira:
- Goleiro: Emiliano Martínez (ARG)
- Zagueiros: Antonio Rüdiger (ALE) e Rúben Dias (POR)
- Laterais: Dani Carvajal (ESP) e William Saliba (FRA)
- Meio-campistas: Jude Bellingham (ING), Rodri (ESP), Toni Kroos (ALE)
- Atacantes: VIni Jr. (BRA), Lamine Yamal (ESP) e Erling Haaland (NOR)
Melhor treinador
O treinador italiano Carlo Ancelotti foi consagrado como o melhor técnico do mundo, após liderar o Real Madrid em uma temporada memorável que resultou nas conquistas da Champions League e do Campeonato Espanhol. A atuação impecável de sua equipe e suas estratégias vitoriosas consolidaram seu nome entre os maiores técnicos da história do futebol.
A jornada de Ancelotti também foi coroada com o prêmio de Melhor Técnico na Bola de Ouro, organizado pela renomada revista France Football.
Melhor jogador
Vini Jr., atacante do Real Madrid, foi consagrado como o melhor jogador do mundo na premiação Fifa The Best 2024, devolvendo ao Brasil o protagonismo global após 17 anos de jejum. O jogador conquistou o prêmio ao superar outros dez indicados e foi o único brasileiro na disputa da categoria principal do evento, somando 48 pontos no sistema de votação.
O prêmio marca uma redenção para Vini Jr., que recentemente ficou em segundo lugar no Bola de Ouro, organizado pela revista France Football. Na ocasião, o brasileiro foi superado pelo meio-campista espanhol Rodri, do Manchester City, por uma diferença de 41 pontos, em um esquema de votação distinto. Desta vez, Rodri foi o vice-campeão, acumulando 43 pontos, enquanto o inglês Jude Bellingham, também do Real Madrid, terminou na terceira colocação com 37 pontos.
Após receber o troféu, Vini Jr. emocionou o público com suas palavras, destacando sua trajetória desde as ruas de São Gonçalo até o topo do futebol mundial.
“Não sei nem por onde começar. Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime. Chegar aqui é muito importante para mim, estou fazendo por todas as crianças que acham que é impossível”, afirmou o jogador.
O atacante também fez questão de agradecer às pessoas e instituições que contribuíram para sua jornada: “Quero agradecer todos que votaram em mim e ao meu clube, que me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube que me trouxe até aqui hoje, e aos jogadores da seleção brasileira.”



