Flamengo aposenta número 14 do basquete em homenagem a Oscar Schmidt
Sportbuzz
A camisa 14 do basquete do Flamengo está oficialmente eternizada. Neste sábado, 18, o clube anunciou a aposentadoria do número em homenagem a Oscar Schmidt, que morreu na tarde desta sexta-feira, 17, aos 68 anos.
A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Diretor e formaliza uma homenagem que, na prática, já existia desde a aposentadoria do ídolo, em 2003. Na época, o Flamengo chegou a evitar o uso da camisa 14, mas a medida não estava registrada no estatuto, o que agora passa a ser definitivo.
Oscar Schmidt defendeu o clube entre 1999 e 2003, período em que criou forte identificação com a torcida rubro-negra. Durante sua passagem, conquistou dois títulos cariocas e foi vice-campeão brasileiro, além de protagonizar momentos marcantes dentro e fora de quadra.
Hoje, a camisa 14 deixa de entrar em quadra.
E passa a fazer parte da eternidade.O Flamengo vai aposentar o número que foi imortalizado por Oscar Schmidt — o maior jogador da história do basquete brasileiro e um dos maiores do mundo. pic.twitter.com/vAWDCXm7y4
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) April 18, 2026
“Ídolo eterno, Oscar marcou época com o Manto Sagrado, deixando um legado que transcende as quadras e seguirá inspirando gerações. Oscar Schmidt é um patrimônio do esporte do Flamengo, do Brasil e do mundo. Sua história ajudou a moldar o basquete como o conhecemos hoje e seguirá como referência eterna de excelência, talento e paixão”, destacou o clube, em nota.
Como parte das homenagens, Arrascaeta vestirá a camisa 14 no jogo deste domingo, 19, contra o Bahia, pelo Brasileirão. O uruguaio utilizou o número por anos no futebol antes de assumir a camisa 10.
Outro momento simbólico da passagem de Oscar pelo Flamengo aconteceu em 2002, quando realizou o sonho de atuar ao lado do filho, Felipe Schmidt, em partida contra o Mogi.

